Panorama
 
 
 

CENSURA: GREENPEACE FRANÇA É OBRIGADO A TIRAR DO AR SITE COM INFORMAÇÕES SOBRE PLANTAÇÕES TRANSGÊNICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2006

27-07-2006 - Marmande (França) - Se você sobrevoar o sul da França talvez pense que seres extraterrestres desenharam um grande círculo em um campo de milho. Mas esses Ets não são de uma galáxia distante. Essa é uma plantação de milho transgênico da Monsanto – e que o governo francês disse que a população não tem o direito de saber. A corte francesa obrigou o Greenpeace França a retirar do ar um site mostrando a localização de campos comerciais de milho transgênico na França, apesar de uma lei da União Européia determinando que o governo divulgue esse tipo de informação.

Por isso, na manhã desta quinta-feira, ativistas do Greenpeace entraram em um campo de milho transgênico em Grezet Cavagnan, no sul da França e marcaram a lavoura com um enorme "X", denunciando o campo como área de contaminação transgênica. A área marcada é um dos campos de milho transgênico destacado no site censurado. “Como fomos proibidos de publicar esses mapas sobre o milho transgênico em nosso site, resolvemos ir até o campo e marcá-lo de verdade”, disse Arnaud Apoteker, do Greenpeace França. “Vamos continuar mostrando à população onde o milho transgênico é cultivado, até que o governo francês cumpra sua responsabilidade, publique um registro oficial das lavouras geneticamente modificadas e disponibilize esse registro para todo e qualquer cidadão”, complementou.

A legislação européia (Diretriz 2001/18) que trata de organismos geneticamente modificados determina que os estados membros da União Européia são obrigados a manter registros públicos a fim de informar os cidadãos sobre a localização dos campos transgênicos. Mas o governo francês ainda precisa transformar essa diretriz européia em lei nacional, para assim suprir seus cidadãos com essas informações vitais para evitar a contaminação de lavouras convencionais e orgânicas.

“Ao tornar pública a localização dos campos de milho geneticamente modificado, o Greenpeace está defendendo o direito de informação e de dizer não aos riscos ao meio ambiente e à saúde associados aos transgênicos”, disse Geert Ritsema do Greenpeace Internacional. “É absurdo que o sistema legal francês tenha impedido que o Greenpeace França forneça essas informações à população. De acordo com a legislação européia, essas informações deveriam ter sido publicadas pelo governo francês há muitos anos”, avaliou.

O Greenpeace vai continuar denunciando a localização das lavouras transgênicas e, devido à retirada forçada do site francês, os mapas de localização dessas lavouras estão disponíveis em www.greenpeace.org. O mapa também será distribuído em forma de email para milhões de pessoas em todo o mundo. A ação de hoje marca o início de uma campanha global para informar o público sobre os riscos do milho transgênico para o meio ambiente e a saúde humana.

A França não é o único país europeu onde o plantio de transgênicos acontece em segredo. Na Espanha, o governo até agora se recusa a publicar a localização das lavouras geneticamente modificadas. As dramáticas conseqüências dessa “política do silêncio” vieram à tona em abril passado, quando o Greenpeace publicou o relatório “Coexistência Impossível” , que mostra que cerca de 20% plantações convencionais e orgânicas investigadas foram contaminadas por transgênicos, sem o conhecimento dos agricultores e dos consumidores.

O Greenpeace faz campanha pela produção de alimentos livres de transgênicos e se baseia nos princípios da sustentabilidade, proteção da biodiversidade e da garantia de acesso a alimentos seguros e nutritivos para todas as pessoas. Os transgênicos são fruto de uma tecnologia desnecessária e indesejada, que contamina nosso meio ambiente, ameaça a biodiversidade e representa riscos inaceitáveis para a saúde.

 
 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.