Panorama
 
 
 

CRIAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTA ENVOLVE DEMANDAS DAS PRÓPRIAS COMUNIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

26 de Julho de 2006 - Brasília - O diretor de Desenvolvimento Socioambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Paulo Oliveira, disse hoje (26) que a iniciativa para a criação de reservas extrativistas parte sempre de comunidades tradicionais.

Ele explica que, inicialmente, a comunidade interessada encaminha ao Ibama um abaixo-assinado pedindo a criação da reserva. Depois, técnicos do órgão visitam a região para elaborar laudos ambiental, socioeconômico e fundiário, sempre em parceria com os representantes da comunidade.

A criação das reservas também envolve a realização de uma consulta pública. São ouvidos ainda órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria do Patrimônio da União. Após essas etapas, a reserva extrativista federal é criada por decreto presidencial.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as reservas extrativistas são uma prova de que é possível conciliar o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação ambiental.

Segundo ela, as comunidades locais que vivem nessas reservas passaram a ser referência em relação à luta para a conservação da biodiversidade. “Tudo que mudou na Amazônia em termos da visão de desenvolvimento, de buscas por alternativas para promover o desenvolvimento que fizessem com que a floresta permanecesse em pé, da discussão sobre acesso a recursos genéticos, repartição de benefícios, autonomia das comunidades em relação aos seus conhecimentos tradicionais associados, tudo isso tem sido uma contribuição dessas comunidades".
Juliana Andrade

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.