Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA APREENSÃO NO RN E RECADASTRAMENTO NO RS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Combate ao comércio irregular de lagosta no Rio Grande do Norte

Natal (25/07/06) A Superintendência Estadual do Ibama no Rio Grande do Norte realizou, no dia 19 de julho, a primeira apreensão de lagosta depois do período de defeso, que terminou dia 30 de abril. Ao todo foram encontrados, dentro de um Fiat Strada, 46 quilos de lagosta em poder de um comerciante de Caiçara do Norte.

A equipe de fiscalização do Ibama/RN autuou o infrator em R$ 5.500,00, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) por efetuar transporte irregular de lagosta com tamanho abaixo do permitido. Só para se ter uma idéia, a cauda das lagostas deveriam ter no
mínimo 13 centímetros, mas, segundo o chefe da Divisão de Fiscalização, Josiel Barbosa, havia algumas com menos de 6 centímetros.
Cláudio Silva

Operação de recadastramento no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (24/07/06) - O Núcleo de Fauna do Ibama/RS está realizando uma operação de recadastramento de comerciantes de animais (Pet Shops), partes, produtos e subprodutos de fauna silvestre e exótica, como, por exemplo, carne de javali e ema.De acordo com as instruções normativa vigentes, que regulamentam este tipo de comércio, é obrigatória a inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama.

Segundo o analista ambiental Fábio Faraco, todos comerciantes com algum tipo de pendência no Ibama estão sendo notificados e devem comparecer ou enviar as informações solicitadas. A partir da notificação, eles terão um prazo para providenciar as informações solicitadas.

O não atendimento resultará em uma segunda notificação.Caso não atendam esta segunda notificação, os comerciantes estarão sujeitos as sanções penais previstas em lei, tais como multa, encerramento das atividades e envio do processo ao Ministério Público Federal.

Conforme a legislação ambiental, este tipo de comércio deve manter atualizado cadastro, licenças e relatórios permitindo o controle da cadeia produtiva, desde os criatórios até os comerciantes destes produtos. De acordo com Fábio Faraco, em todo o Estado há mais de 100 produtores, dentro desta categoria.

Ele alerta aos proprietários de Pet shops, para que fiquem atentos e comercializem apenas espécies autorizadas, pois estarão infrigindo a lei e poderão ter as espécies não autorizadas apreendidas.
Maria Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.