Panorama
 
 
 

MINA DE URÂNIO NA BAHIA PODE RETOMAR OPERAÇÕES EM 30 DIAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

28 de Julho de 2006 - Rio de Janeiro - Entendimentos entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculada ao órgão, definirão a retomada das operações da mina de urânio de Caetité, na Bahia. A avaliação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, depois de o presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves, ter informado que no prazo médio de um mês ela deverá voltar a funcionar.

A mina opera desde março com autorização provisória, devido a irregularidades na área de segurança, apontadas pelo grupo de trabalho de Segurança Nuclear da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. O complexo de Caetité é uma das principais minas de exploração de urânio do país.

O presidente da Cnen negou que o Brasil estivesse importando urânio devido à operação parcial da mina. “Nós estamos fazendo um empréstimo só enquanto resolvemos algumas questões que estavam faltando para a obtenção de licença. Isso vai ser resolvido rapidamente”, afirmou Gonçalves.

Ele explicou que essas questões se referem a diversos estudos, entre os quais aqueles sobre circuitos de águas, necessários sempre que se faz uma revisão das condições operacionais da empresa. E afirmou que não há uma correlação direta entre o funcionamento da mina e a fábrica de urânio enriquecido da INB, localizada no município fluminense de Resende: “Elas não são vinculadas necessariamente porque o urânio vem da INB, vai para o exterior para ser transformado em gás e para enriquecimento na Europa, e depois volta para a fábrica”.

Inaugurada em maio deste ano, a primeira unidade de enriquecimento de urânio da INB vai produzir combustível para as usinas de Angra 1 e 2. Segundo o ministro Sergio Rezende, "a usina sinaliza a retomada do projeto nuclear brasileiro".
Alana Gandra

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.