Panorama
 
 
 

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE 9,4 MILHÕES DE HECTARES DE ÁREAS DE CONSERVAÇÃO DIVIDE OPINIÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

26 de Julho de 2006 - Brasília - A proposta do governo federal de criar 9,4 milhões de hectares de áreas protegidas ao longo da rodovia Manaus-Porto Velho (BR-319) provocou discussões apaixonadas nos quatro debates já realizados no interior do Amazonas. Hoje (26), em Manaus, a proposta também causou polêmica entre as cerca de 400 pessoas presentes à consulta pública.

No último sábado (22), em Lábrea, cerca de 500 ribeirinhos que participaram da consulta pública fizeram passeata em apoio à criação das reservas extrativistas do Médio Purus e do Ituxi. As propostas das duas reservas foram oficializadas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2001 e 2002, respectivamente. Ao todo, elas vão beneficiar 3.500 coletores de castanha e de borracha.

Na última segunda-feira (24), em Humaitá, a possibilidade de criação de novas áreas protegidas desagradou os agricultores locais. “Havia pequenos, médios e grandes empresários rurais que estão migrando para região, atraídos também pela recuperação da BR-319. Eles estão associados a um processo de ocupação irregular, a uma pré-grilagem de terras. Portanto, não estão interessados na destinação dessas áreas como unidades de conservação”, informou o superintendente regional do Ibama, Henrique Pereira.

“O Amazonas está pagando pelos excessos [de desmatamento] cometidos por Mato Grosso, Rondônia e Pará. Querem nos transformar em um santuário”, reclamou o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas, Muni Lourenço. “A gente está extremamente preocupado com essa proposta. O Ministério do Meio Ambiente quer impedir as atividades econômicas de grande porte no eixo da rodovia”.

“A análise econômica do planejamento territorial não pode se sobrepor à social e à ambiental”, rebateu o representante da rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rubens Gomes. “Somos favoráveis à proposta, com algumas ressalvas. Uma delas é que se estude a delimitação de áreas de uso sustentável dentro dos parques nacionais [nos quais é proibido o manejo florestal e a presença de moradores]”.

“A conservação tem que estar ligada a uma educação de qualidade, à saúde”, lembrou a representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas (Fetagri-AM), Izete Rodrigues.

“Essa proposta de ordenamento territorial me parece acanhada, restrita à criação das unidades de conservação. Eu esperava ver aqui ações de fomento à produção sustentável”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana.
Thaís Brianezi

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.