Panorama
 
 
 

SEMA E FEPAM APRESENTAM RESULTADOS DO PROGRAMA NACIONAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2006

(26/07/2006) - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, e o diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Antenor Ferrari, abriram na manhã desta quarta-feira (26) o evento de apresentação dos resultados dos projetos do Programa Nacional do Meio Ambiente II (PNMA II) desenvolvidos pelos dois órgãos. O evento segue até o final da tarde no auditório da Sema/Fepam.

A Coordenadora Nacional do PNMA II, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente(MMA), Lorene Lage, afirmou que os quatro projetos do RS obtiveram grandes resultados pela melhoria e fortalecimento da gestão ambiental. Ela ainda explicou que o PNMA se transformou no maior instrumento do MMA voltado para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e é o único programa com trabalhos nos 27 Estados brasileiros.

O secretário Claudio Dilda disse que a apresentação dos resultados coroa a primeira fase de um processo que se constitui em desafios e oportunidades. “Vamos fazer com que esses resultados se multipliquem. Também já estamos projetando a fase II e o MMA confirmou negociações com o Banco Mundial para novos investimentos”, apontou Dilda.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) executou o Projeto de Controle Ambiental Decorrente da Suinocultura no RS com R$ 1,250 mil reais do MMA e contra-partida do Governo do Estado. O resultado principal foi a melhoria da qualidade de vida das famílias em propriedades suinícolas e da qualidade da água em locais de captação para abastecimento público. A área do projeto foi a Bacia Hidrográfica dos rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo. O coordenador do projeto, Niro Afonso Pieper, disse que 410 produtores e 140 técnicos receberam capacitação em seminários e oito propriedades sofreram adequação, passando a ser unidades demonstrativas. “Todos os produtores que tiveram acesso às informações nos treinamentos passaram a adotar técnicas que visam o uso racional da água. Além disso, as intervenções realizadas demonstram que há possibilidade de mudanças no manejo de dejetos da suinocultura a custos baixos”, salientou Pieper.

Nos três projetos sob a responsabilidade da Fepam foi aplicado um milhão de dólares do Banco Mundial e do Governo Federal. O projeto de aprimoramento do Licenciamento Ambiental foi apresentado pela arquiteta Iara Velasques. Ela destacou como resultado maior eficácia e qualidade na emissão de licenças, com a informatização dos procedimentos e a integração de dados geográficos pelos empreendedores. O projeto também implantou o licenciamento agrupado por sistemas integrados e passou a permitir a visualização no site da Fepam de uma licença emitida.

A engenheira química Ana Lúcia Mastrascusa apresentou o Projeto de Monitoramento da Qualidade da Água realizado em 55 municípios da região Noroeste, abrangendo uma população de 400 mil habitantes. Foi implantada e colocada em operação a rede de monitoramento da qualidade da água superficial com 44 pontos de amostragem. O projeto identificou uma extensiva utilização agrícola e deficiência de saneamento e de destinação de resíduos sólidos na região, entre outros aspectos. “Muito importante foi identificar a carga poluidora e o tipo de controle para diminuir os problemas ambientais”, afirmou Ana Mastrascusa.

O outro projeto da Fepam é o Gerenciamento Costeiro, apresentado pela arquiteta Claudia Lydner. Os trabalhos foram realizados no Litoral Norte e resultaram no Plano de Ação para Conservação das Dunas Móveis, com a identificação deste ecossistema e a classificação quanto a sua importância para a preservação. O projeto também teve grande incidência sobre a questão dos recursos hídricos da região, especialmente do complexo de lagoas interligadas da região e os impactos das ações antrópicas a sua volta.

O evento contou, ainda, com a participação de técnicos da Emater; a vice-prefeita de Três Passos, Rejane Luisa Richter; do diretor-executivo do Sindicato das Indústrias e Produtos de Suínos do RS, Rogério Kerber; e do presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS, Valdecir Folador.

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.