Panorama
 
 
 

SEMA PROMOVERÁ CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL EM SANTO ÂNGELO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2006

(27/07/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) levará para a região das Missões o curso de Capacitação de Técnicos para o Licenciamento Ambiental das Atividades de Impacto Local. O evento, promovido pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), acontecerá do dia 31 de agosto a 02 de setembro, em Santo Ângelo, no Centro Municipal de Cultura (Rua 3 de Outubro, s/nº). A atividade conta com o apoio da prefeitura local.

O treinamento, com inscrições gratuitas, é dirigido a técnicos ambientais das prefeituras das Associações de Municípios das Regiões Celeiro, Grande Santa Rosa, Missões e Planalto Médio. Até agora estão confirmados 120 participantes de 55 municípios. O objetivo do curso é estimular e preparar técnicos para assumirem a gestão ambiental nos municípios. Atualmente, dos 496 municípios do RS, 131 estão aptos ao licenciamento ambiental local.

No dia 31 o Seminário terá início às 14 horas. Nos dias 01 e 02 a programação acontece das 9h às 17 horas. O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, estará presente no encerramento, palestrando sobre política estadual de meio ambiente e gestão ambiental.

Da Sema os instrutores do treinamento são o coordenador do Siga/RS, Niro Afonso Pieper; a assessora jurídica, Mara Suzana Frey Silva; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos; Rogério Dewes; a coordenadora de Educação Ambiental, Lilian Zenker; os engenheiros agrônomos das Agências Florestais da Sema em Santo Ângelo e Santa Rosa, respectivamente, Francisco Trevisan e Claudio Kroth. Pela Fepam estarão dando instruções o engenheiro agrônomo Luis Fernando Rocha, a engenheira química Louise Oliveira, o geógrafo Fernando de Valença Floresta e os geólogos Sidnei Zomer e Mattos’Allem Roxo. Ainda serão ministrantes o assessor jurídico da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, Maurício Fernandes Silva; o professor das Universidades Franciscanas, Afrânio Almir Righes, PhD em Engenharia de Água e Solo; e o engenheiro agrônomo, Dr. Henrique Bartels da EMATER/RS.

Entre os temas a serem tratados estão disponibilidade de água para a irrigação, soluções ambientais para a suinocultura, programas ambientais estaduais, base legal para licenciamento de impacto local, atividades rurais e seus impactos ambientais, licenciamentos florestal e industrial e outorga de uso da água.

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.