Panorama
 
 
 

IBAMA PROMOVE CURSO, CONSULTA PÚBLICA, REUNIÃO E QUINTAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Prevfogo promove I Curso de Formação de Instrutores

Brasília (01/08/06) - O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) promove, de 7 a 20 de agosto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), o I Curso de Formação de Instrutores. O objetivo é capacitar analistas ambientais do Ibama em áreas como: processos de ensino e aprendizagem, efeitos do fogo sobre o meio ambiente, ações preventivas aos incêndios florestais, comportamento do fogo, dentre outras.

A partir da formação, os analistas poderão se tornar instrutores do curso de Formação de Brigadas para a Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, considerada atualmente a maior demanda do setor de capacitação e treinamento, com mais de 70 cursos realizados e cerca de dois mil brigadistas capacitados anualmente.

Os instrutores de nível superior são os responsáveis pela parte teórica do curso de Formação de Brigadas. A capacitação de mais 30 servidores vem a reforçar o quadro que atualmente é de 13 instrutores para atender todo o Brasil.

A qualificação dos servidores lotados nas pontas, na maioria dos Estados brasileiros, viabiliza a elaboração de cursos e materiais voltados às diversas realidades do país, ampliando a capilaridade do Prevfogo e do Ibama, atendendo melhor a necessidade da população no entorno das Unidades de Conservação, bem como as demandas locais das parcerias com Órgãos Estaduais, Municipais e sociedade civil organizada.
Prevfogo

Consulta pública para criação de Resex no Maranhão

São Luís (01/08/06) – A Superintendência do Ibama no Maranhão e a Coordenação do Centro Nacional de Populações Tradicionais no Estado convidam os moradores das comunidades de Parnauaçu, Cajueiro, Vila Maranhão, Porto Grande, Limoeiro, Taim, Rio dos Cachorros e adjacências para participar da consulta pública que o Ibama realizará amanhã (2), das 8h30 às 13 horas, na Associação do Conjunto Jatobá e Vila Maranhão (Acojavima), situada na Rua 10, s/nº, (próximo à Lima Transportes), Vila Maranhão, no município de São Luís (MA).

A consulta tem como objetivo apresentar a proposta de Criação da Reserva Extrativista do Taim, solicitada ao CNPT/Ibama pelas comunidades locais, por meio de abaixo assinado protocolado no instituto em agosto de 2003. A área proposta está localizada na Zona Rural da Ilha de São Luís, entre os igarapés Mauá e Buenos Aires, tendo como limites a oeste a Baía de São Marcos, a sudoeste o Rio do Coqueiro, ao sul o Rio dos Cachorros e ao nordeste a rede ferroviária.

Para atender à solicitação da comunidade, o CNPT/Ibama realizou em 2005 e 2006 várias visitas técnicas com o objetivo de elaborar os estudos necessários para caracterizar o potencial da área para se tornar uma unidade de conservação. Estes estudos apontaram a adequação socioambiental da área para se tornar uma Reserva Extrativista (resex), unidade de conservação de uso sustentável que visa conciliar a conservação dos recursos naturais com o modo de vida das populações tradicionais.

As reservas extrativistas são criadas com o objetivo de: garantir a terra às famílias que ali moram ou usam os recursos naturais; permitir que as famílias continuem vivendo das atividades econômicas que tradicionalmente vêm praticando; conservar os recursos naturais mediante sua exploração sustentável, isto é, permitindo que os mesmos continuem disponíveis para seus filhos e netos; contribuir com a organização dos moradores e capacitá-los para a gestão da unidade que será feita em conjunto com o CNPT/Ibama e o Conselho Deliberativo da Resex; elaborar o Plano de Manejo da área que é aprovado pelo Conselho Deliberativo e editado pelo Ibama; bem como implantar alternativas de renda que contribuam para a melhoria das condições de vida das famílias.
Paulo Roberto Mendes de Araújo Filho

Chefes de Unidades de Conservação se reúnem em Minas Gerais

Belo Horizonte (01/08/06) – De hoje a quinta-feira (3) o Ibama reúne os chefes das Unidades de Conservação (UCs) Federais no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de discutir questões sobre a gestão das unidades, com vistas a subsidiar a participação dos técnicos no Encontro Nacional dos chefes de UCs do Ibama.

A abertura foi feita pelo superintendente do Ibama/MG, Roberto Messias Franco, às 9 horas. Dentre os temas que serão tratados no encontro estão: Educação Ambiental em UCs, Prevfogo, Uniformização de procedimentos para o licenciamento ambiental, Fauna, Controle e Fiscalização.

Em Minas o Ibama administra três Florestas Nacionais (Flonas), quatro Áreas de Proteção Ambiental (APAs), uma Estação Ecológica (ESEC), uma Reserva Biológica (Rebio) e seis Parques Nacionais (parnas), num total de aproximadamente 500 mil hectares protegidos.
Valdo Veloso

Quintas traz debate sobre sustentabilidade ambiental na construção e na arquitetura

Brasília (04/08/06) – Na próxima quinta-feira (10), o Projeto Quintas Ambientais em parceria com o Portal das Tecnologias Ambientalmente Saudáveis (AMBTEC) promove, a partir das 14h30, o debate sobre “Sustentabilidade Ambiental na Construção Civil e Arquitetura”, que irá enfocar a interface da construção civil com a responsabilidade socioambiental, mostrando alternativas que minimizam os impactos ambientais e reduzem o desperdício nesta área, com o uso de materiais menos residuais.

O palestrante Claude Quimet, que estará no Quintas, é vice presidente e administrador geral da Interface Flor Commercial. O executivo canadense e engenheiro trará a sua experiência à frente da Interface Flooring Systems, um dos maiores fabricantes mundiais de carpetes comerciais e pioneiro na adoção e implantação de medidas sustentáveis em toda a cadeia de produção, certificada pelo Green Building Council e pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Outra palestrante, Vanessa Gomes, é pós-doutora em Construção Sustentável pela Unicamp e atualmente integra o quadro de diretores do International Initiative for Sustainnable Duilding Environment. Vanessa lidera hoje um grupo de pesquisa na Unicamp sobre “Qualidade e Sustentabilidade do Ambiente Construído”.

As palestras começarão às 14h30 e abordarão, ainda, os modelos de habitações que otimizam os recursos naturais, com economia no consumo de energia e água e sistema de esgotamento sanitário mais ecológico e menos impactante do que os convencionais.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.