Panorama
 
 
 

MMA PROMOVE PROJETOS E CURSOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

FNMA orienta executores de projetos sobre os recursos dos convênios

03/08/2006 - O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) reunirá de 7 a 12 de agosto, na Academia de Tênis, em Brasília, cerca de 150 representantes de instituições públicas e privadas com projetos aprovados e que terão acesso a recursos financeiros públicos por meio de convênios destinados à conservação e uso sustentável de recursos naturais. O objetivo do evento é orientar as instituições para a execução física e financeira dos convênios e compartilhar experiências bem-sucedidas na gestão dos recursos repassados por meio do Fundo.

Os 74 convênios assinados entre o Fundo e as entidades somam cerca de R$ 20 milhões. Os recursos repassados pelo FNMA serão aplicados em projetos voltados para educação ambiental, apoio a organizações de catadores de resíduos sólidos, prevenção a emergências ambientais com produtos químicos, unidades de conservação, manejo de animais ameaçados, agendas 21 locais, extensão florestal e rural para o Cerrado e a Caatinga, recuperação de nascentes e fortalecimento institucional de municípios da BR-163.

Entre as instituições conveniadas estão prefeituras, ONGs, associações, universidades, órgãos públicos e cooperativas de todas as regiões do país. A maior parte delas, 32%, está localizada na região Norte; 23% no Sudeste; 19% no Nordeste; 19% no Centro-Oeste e 7% no Sul.

As ações apoiadas pelo FNMA que resultaram nos convênios foram responsáveis também pela parceria com cinco secretarias do Ministério do Meio Ambiente, 11 ministérios do governo federal e a Agência Nacional de Águas. A transversalidade entre os parceiros atendidos pelos convênios do FNMA mostra que as ações ambientais passam por todos os setores, desde a educação, a saúde, a segurança alimentar, o desenvolvimento agrário e a cultura.

SQA promove curso de capacitação em análise e gerenciamento de risco

01/08/2006 - A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove, de 7 a 11 de agosto, no Centro de Treinamento do Ibama, em Brasília, o curso de Estudo de Análise de Riscos e Programa de Gerenciamento de Riscos. Ele é voltado para a capacitação de técnicos dos órgãos de meio ambiente federal, estaduais e do Distrito Federal em todos os estados da federação.

O curso tem o objetivo de estruturar mudanças que permitam que o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) atinja um novo patamar a partir da sistematização de critérios e procedimentos operacionais e administrativos para o licenciamento ambiental. "O curso pretende que o técnico tenha condições de realizar um licenciamento correto, com fundamentação técnica e harmonizado entre todos os entes da federação que fazem esse procedimento", explica Moema Pereira, gerente de projeto da SQA.

Ela afirma ainda que nos meses de setembro e outubro será ministrado o curso Avaliação de Sistemas Hídricos (Avaliação Ambiental Integrada de Bacia - AAIB). Segundo Moema, as inscrições para essa fase do programa já estão encerradas, mas os interessados podem procurar a secretaria, pois existe a possibilidade de novas turmas em 2007.

O Sistema de Licenciamento Ambiental é um conjunto de procedimentos e mecanismos que garantem uma ação prévia de controle ambiental para a implantação de atividades produtivas efetiva ou potencialmente poluidoras. O SLA foi concebido como um serviço público prestado ao usuário, com o objetivo de garantir a implementação de medidas que evitem a degradação ambiental, compatibilizando o empreendimento com a preservação do meio ambiente.
Daniela Mendes

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.