Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO APREENDE 80KG DE PESCADO NO MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Barra do Garças (03/08/2006) - Uma equipe da Gerência Executiva de Barra do Garças, em cooperação com o Juizado Volante Ambiental do Estado, realizou uma operação de fiscalização de caça e pesca predatória entre os dias 28 de julho e 02 de agosto.

A operação vistoriou áreas dos rios das Mortes, Pindaíba e Cristalino, na região sudeste do Estado. Como resultado foram lavrados oito termos de apreensão e três autos de infração, no valor de R$ 2.820,00.

Os fiscais apreenderam 80 kg de pescado, quatro quilos de carne de jacaré, 85 anzóis de galho, 16 redes, três espinhéis com 50 anzóis cada, 10 armas de cano longo, 70 munições intactas de diversos calibres, 20 munições deflagradas, duas espingardas de pesca subaquática e um arpão.

Foram identificadas 14 pessoas, sendo que três foram autuadas por estarem armadas em área de preservação e um por abater animal silvestre.

O pescado foi doado à Associação Educativa Santo Agostinho de Pontal do Araguaia-MT. As armas serão encaminhadas ao 58º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado no município de Aragarças.

Uma outra operação organizada pela gerência está em andamento no Rio Araguaia. Uma equipe de fiscalização vai acompanhar a migração de um cardume de matrinchans que, no momento, está subindo o rio.

A escolta ocorrerá entre Araguaiana e o Pontal do Araguaia, trecho onde o cardume corre mais risco de ser capturado. "Pescadores de má-fé aproveitam pontos estreitos na calha do rio para armar redes. Se não impedirmos, os cardumes são dizimados", alerta o coordenador da Controladoria Técnica de Controle Ambiental de MT, José Roberto Moreira.
A Lei 7.679, de 1988, proíbe pescar nos períodos migratórios.
Luiz da Motta

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.