Panorama
 
 
 

PROGRAMA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUAS SERÁ AMPLIADO, DIZ COORDENADOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

1 de Agosto de 2006 - Recife - O programa Água Doce, lançado no ano passado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente em 60 localidades de cinco estados, será ampliado. O objetivo do programa é o aproveitamento para consumo humano de águas subterrâneas com alto teor de sal, tratadas em dessalinizadores.

A informação foi dada, hoje, pelo coordenador nacional do projeto, Renato Saraiva Ferreira. Segundo ele, a meta é beneficiar 100 comunidades até o final do ano, com investimento de R$ 6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ele participa em Recife de reunião com os coordenadores do programa de dez estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Sergipe.

“Queremos fazer um levantamento da execução das obras e adequação da estrutura institucional do programa que tem a preocupação ambiental de dar destino adequado aos rejeitos resultantes do processo de dessalinização e também um controle social por parte da população sobre a gestão dessa água”.

Ferreira informou que existem atualmente no Semi-Árido do Nordeste 2 mil dessalinizadores instalados, dos quais 80% não têm tanques de tratamento dos efluentes, o que pode poluir o meio ambiente. Ele explicou que o projeto está em fase piloto de iniciativas, aplicando metodologias e fazendo acordos locais.

A prioridade do programa são os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta taxa de mortalidade infantil e com problemas críticos de falta de chuvas.
Márcia Wonghon

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.