Panorama
 
 
 

SEMA APÓIA INSTALAÇÃO DE PARQUE ZOOBOTÂNICO NA CAPITAL

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Agosto de 2006

02/08/2006 - Implantar o primeiro Zoológico e Parque Botânico de Campo Grande, este é o objetivo de reuniões que estão sendo realizadas por uma comissão que analisa a implantação do Apazoo (Associação Parque Zoobotânico) da capital. O complexo deverá ser implantado numa área de 187 hectares, pertencente à Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), localizada no Parque da Mata do Segredo, no bairro Nova Lima, e abrigar animais que estão hoje no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

No próximo dia 7, a comissão organizadora do projeto deve reunir-se para elaborar um estatuto e saber o quanto de recurso deverá ser necessário para implantar o parque, bem como saber como deverá ser a instalação do local. “O projeto, além de servir como um ponto turístico para os visitantes que poderão conhecer as espécies do Estado, deve ajudar a abrigar os animais e desafogar a quantidade de espécies que hoje estão no Cras”, afirma um dos membros da comissão organizadora do projeto Aldayr Herbele.

Ainda não há data definida para a implantação do parque, mas os organizadores buscam apoio de entidades públicas e privadas para angariar fundos. “Discutiremos isso em reunião, mostrando a importância do projeto para todo o Estado”, explica Herbele. Além de abrigar os animais, o Apazoo deverá também contribuir para a educação ambiental, promovendo pesquisas sobre a fauna e flora do Estado. “Iremos plantar arvores de várias espécies para que todos tenham a oportunidade de conhecê-las e estudá-las”, explica. A intenção é cultivar frutas e legumes dentro do parque, que podem ser utilizadas posteriormente para alimentar os animais. A comissão analisa ainda a possível implantação de alguns aquários dentro do Apazoo colocando diversas espécies de peixes à disposição do público visitante.

Hoje os animais apreendidos em todo o Estado pela Policia Militar Ambiental, seja em decorrência de acidentes como atropelamento ou devido a tráfico de espécies, são conduzidos até o Cras. A maioria, segundo o biólogo Élson Santos, fica no centro até se recuperar; entretanto, para alguns há necessidade de serem mantidos no local. Para o secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, o projeto vai unir os dois lados, a preservação e o turismo. “O objetivo é propiciar mais um ponto turístico para a população somado com a preservação ambiental”, explica Moreira.

O Cras habita, atualmente, cerca de 200 animais de pequeno e grande porte, na maioria aves. Élson explica que alguns que estão traumatizados por sofrerem ferimentos graves, não podem ser reconduzidos à natureza e já têm o centro como residência fixa, sendo que provavelmente estes devem ser encaminhados para o zoológico.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.