Panorama
 
 
 

AMAZONAS E RORAIMA INTEGRAM-SE AO PORTAL NACIONAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

7 de Agosto de 2006 - Manaus - O Amazonas está sendo integrado nesta semana ao Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA), do qual já fazem parte 21 estados brasileiros. “Daqui iremos para Roraima; na próxima semana, estaremos no Pará. Até o fim do ano, pretendemos que os 26 estados da federação façam parte desse sistema [além desses estados, faltam ainda Amapá e Rondônia], informou hoje (7) à Radiobrás a coordenadora do plano, Mônica Guedes de Moraes.

A Lei 10.650, de 2003, determina o acesso público aos dados e informações ambientais existentes nos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Cada estado tem seu banco de dados online próprio, mas o Ministério do Meio Ambiente está organizando, desde o início de 2004, esse portal nacional - cujo endereço é www.mma.gov.br/pnla.

“Isso facilita a procura por processos e por informações”, explicou Guedes. “Você não precisa visitar todos os sites estaduais, dos quais muitas vezes não conhece o endereço”.

O coordenador de Tecnologia da Informação do MMA, Maurício Dayrell, esclareceu que o portal não funciona como um banco de dados unificado, mas a partir de mecanismos de busca automática e simultânea nos bancos de dados estaduais. “Se os estados tivessem que alimentar um banco nacional, haveria grande risco de a informação ficar desatualizada. Seria um trabalho a mais para esses órgãos, já sobrecarregados”, avaliou Dayrell.

Ele informou que o portal está sendo construído com programas de computador gratuitos e de livre acesso ao código-fonte (os chamados softwares livres). “É um sistema barato e de fácil implementação e só não foi ainda implementado em todos os estados porque há necessidade da nossa visita e de um termo de adesão por parte dos governos estaduais, compromentendo-se a manter seus bancos de dados permanentemente no ar”, disse o coordenador de Tecnologia do MMA
Thaís Brianezi

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.