Panorama
 
 
 

FISCALIZADA APLICAÇÃO DE RECURSOS NO PARQUE NACIONAL DAS NASCENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Teresina (09/08/06) - A Superintendência do Ibama no Piauí recebeu recursos federais para a manutenção do Parque Nacional (Parna) das Nascentes, da Serra da Capivara e de Sete Cidades. As três unidades de conservação federais receberão seis milhões de reais, recurso oriundo da Câmara de Compensação Ambiental (CCA). Os recursos foram destinados nesta semana e serão aplicados na recuperação dos parques e na aquisição de equipamentos para manutenção.

O superintendente do Ibama do Piauí, Romildo Mafra, informou que, apesar da sentença de ação de nulidade do decreto presidencial, expedido no governo Fernando Henrique Cardoso em 16 de julho de 2002, que criou o Parque Nacional das Nascentes, o órgão continua protegendo a área por acreditar que a sentença assegura que a área seja preservada pela União, não permitindo novos empreendimentos e nem mesmo a ampliação dos atuais, para quaisquer fins.

“Apesar de estarmos aguardando uma decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre o impasse no Parna das Nascentes, propomos que haja uma reedição do decreto, ou seja, que se faça um novo decreto, com novas mudanças, nova demarcação do local e com a realização de audiências públicas, o que nos parece ser a maneira mais eficaz para proteger as nascentes do Parnaíba”, declara Mafra.

Dos recursos recebidos pelo Ibama para as três áreas de conservação federal, o Parna das Nascentes receberá o montante de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões para regularização fundiária. “Os recursos para regularização de terras no parque não poderão ser aplicados, a princípio, enquanto a justiça não der uma parecer sobre a questão dos autores da ação, que gerou a sentença de nulidade do decreto. São duas ações, movidas por produtores de grãos que vivem dentro da área do parque, uma movida em 2003 e outra em 2004. Temos recursos para desapropriação, mas não temos um parecer da justiça”,
esclareceu Mafra.

Na próxima semana, Mafra e fiscais do Ibama irão fazer uma vistoria no parque, que fica situado na Chapada das Mangabeiras, na divisa dos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. São 745 mil hectares de área, sendo grande maioria nos estados do Piauí e Maranhão. O principal acesso é pelo município de Barreirinha. O lugar é cercado de nascentes do Parnaíba. Se medidas de prevenção e desapropriação não forem tomadas, a vida do Parnaíba está seriamente ameaçada. “Nossa visita será para fiscalizar e verificar se há algum foco de queimada ou novas invasões”, acrescentou o superintendente.
Márcia Cristina

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.