Panorama
 
 
 

FNMA OFERECE CAPACITAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DOS PROJETOS APROVADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

7 de Agosto de 2006 - Brasília - Representantes de instituições públicas e privadas responsáveis pelos 74 projetos aprovados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) recebem até sábado (12) capacitação para administrar os recursos liberados. Os projetos envolvem da recuperação de nascentes ao manejo da fauna ameaçada. Segundo o diretor do Fundo, Elias Araújo, "a expectativa é de que o encontro sirva de exemplo para aqueles que pretendem participar de iniciativas de preservação do meio ambiente. Pretendemos mostrar que é possível executar esses projetos de forma transparente e participativa”.

Dados apresentados pela gerência de Projetos do FNMA apontam que o total de investimentos nos convênios assinados chega a R$ 20 milhões. Os projetos vêm de todo país, mas a maioria vem de instituições da região Norte (32%), para dar seguimento a temas específicos como os da Agenda 21 e o planejamento territorial na área de influência da BR-163.

Os recursos foram repassados no inicio deste ano, mas “é fundamental que as pessoas sejam treinadas para a administração desse dinheiro, e fiscalizem todas as ações”, afirma Cinara Del Arco Sanches, coordenadora geral da ONG Instituto de Permacultura da Bahia. O projeto aprovado prevê trabalho para melhorar a qualidade de vida de mais de 600 famílias, "sem que o sertanejo precise sair da sua terra-natal”.

Além das organizações não-governamentais, estão entre as instituições beneficiadas associações, universidades, órgãos públicos, cooperativas e prefeituras, cuja participação cresceu devido ao fortalecimento do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente). “Hoje os editais lançados são direcionados às prefeituras. Queremos que estados, União e municípios trabalhem juntos”, aponta a gerente de Projetos Ana Beatriz.

Ela acrescenta que um grupo ou associação de moradores também pode concretizar suas idéias: basta ter uma função na área ambiental prevista em seu estatuto e constar do Cadastro Nacional de Entidades Ambientais. O projeto deve obedecer ao edital e será avaliado pelas condições técnicas de realização.

Segundo o diretor do Fundo, após 17 anos de funcionamento, em apenas 3% dos projetos liberados foram registradas sanções do Estado, por gastos de forma insatisfatória.
Juliane Sacerdote

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.