Panorama
 
 
 

INPA APRESENTA A HISTÓRIA DOS BAGRES DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

11/08/2006 - Na próxima segunda-feira (14), pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, proporcionarão a estudantes da rede pública de Manaus uma viagem pelo universo dos bagres migradores da Amazônia. É que o projeto PIRADA, desenvolvido no Laboratório Temático de Biologia Molecular (LTBM) do Instituto, retomará suas atividades de popularização da ciência.

O PIRADA tem como objetivo principal estudar a genética molecular dos grandes bagres da região: piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii), piraíba (duas espécies: B. filamentosum e B. capapretum) e dourada (B. Rousseauxii). Uma pequena parte do nome de cada espécie originou o título do projeto PIRADA.

“Os bagres são muito cobiçados no mercado pesqueiro. Com certeza, essas três espécies já se encontram em sobre-pesca, o que significa dizer que o número de peixes disponíveis é menor do que a demanda de interesse comercial despertada por eles. Portanto, é preciso avaliá-los, geneticamente, em diversas localidades, já que eles são peixes migradores”, informa Kyara Formiga, uma das participantes do projeto.

Além de pesquisar a genética das três espécies específicas, o PIRADA também busca conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação dos recursos naturais da região amazônica, nesse caso, principalmente os peixes. Pensando nisso, a equipe do projeto considera fundamental que estejam envolvidos nesse processo de educação ambiental pessoas que lidam com a pesca (pescadores profissionais, ribeirinhos) e a comunidade educacional (professores e estudantes de ensino fundamental e médio).

“Esta atividade surgiu em função da necessidade dos integrantes do projeto de contribuir não somente gerando subsídios para tomada de decisões e implementação de estratégias de manejo e conservação, mas também como resposta ao grande investimento da sociedade para a produção da pesquisa científica”, afirma Kyara Formiga.

Para as visitas escolares foi montada uma programação didática especial, casando aprendizado com diversão. Inicialmente, será feita uma palestra introdutória e em seguida será demonstrada uma extração caseira do DNA dos peixes. A consolidação das informações passadas acontecerá, de fato, a partir da aplicação do jogo PIRADADOS. Ele tem como objetivo divulgar os resultados obtidos com a pesquisa envolvendo os bagres, mostrando como as três espécies se comportam na natureza.

O jogo aborda conhecimentos na área de genética, ecologia e artes da pesca amazônica. A competição gira em torno de perguntas e respostas, da qual só sairá um ou uma equipe vencedora. Para este ano, já estão confirmadas visitas a 14 escolas municipais.
Grace Soares - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.