Panorama
 
 
 

INSTRUÇÃO REGULAMENTA CONTROLE DE ESPÉCIES NOCIVAS À SAÚDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Brasília (11/08/06) - O Ibama publicou, dia 4 de agosto, a Instrução Normativa (IN) no 109, destinada a controlar populações animais que podem representar risco à saúde ou problemas econômicos e ambientais em áreas urbanas e rurais. A IN regulamenta a “declaração de nocividade” dessas espécies, chamadas sinantrópicas (baratas, roedores, mosquitos, morcegos), e seu manejo ambiental e populacional pelo governo, por pessoas jurídicas e físicas. A IN foi elaborada com base na Lei 5.197 (de 1967), e na Lei no 9.605 (de Crimes Ambientais), de 1998.

Estas espécies são agora passíveis de controle pelos governos nos três níveis (nas áreas de saúde, da agricultura e do meio ambiente), sem autorização do Ibama. Pessoas jurídicas e físicas também não precisam de autorização do Ibama para fazer o controle daquelas espécies nocivas.

Boa parte das espécies é formada por invertebrados com potencial de impacto epidemiológico relacionado, por exemplo, à esquistossomose, dengue ou febre amarela. Todas as demais espécies da fauna que não se enquadram nos critérios de nocividade descritos foram excluídas da IN.

Nesses casos, para o manejo e controle, permanece a necessidade de autorização do órgão ambiental, conforme previsto na legislação. Sempre que o risco de vida for iminente, os órgãos de governo e de segurança pública podem intervir em ações emergenciais.
Rubens Amador

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.