Panorama
 
 
 

POLÍCIA FEDERAL VAI ASSUMIR INVESTIGAÇÃO DA TENTATIVA DE ASSALTO AO IBAMA EM IMPERATRIZ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

São Luis (07/08/2006) - O inquérito sobre a tentativa de assalto praticada por policiais militares contra a sede da Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz (MA) será assumido por agentes da Polícia Federal, depois que dois dos PMs foram presos e um foi morto na troca de tiros com o vigilante do prédio. A sede da Gerex em Imperatriz, localizada na rua Dom Pedro II, Beira Rio, sofreu na madrugada do dia 3 de agosto uma tentativa de assalto. A Superintendência do IBAMA no Maranhão recebeu diversas manifestações de apoio ao órgão e de repúdio ao ato de violência.

O bando, de acordo com as investigações da polícia, era formado por policiais da 5a Companhia Militar de Açailândia, a cerca de 70 quilômetros de Imperatriz. O soldado Edílson da Silva Rodrigues, ao tentar invadir o prédio do Ibam, trocou tiros com o vigia Jeová Bonfim Cardoso e acabou morrendo no local. O vigia, da empresa Maranhense Segurança e Vigilância Ltda (MASV), foi atingido na região do abdômen e encaminhado ao hospital municipal de Imperatriz. Submetido a uma cirurgia, ele não corre risco de morte.

A polícia identificou ontem os outros participantes do crime: o cabo Pedro Ferreira Macário e o soldado Ruideglan Abreu Reis, que foram presos e autuados em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos de Imperatriz e levados ao quartel de sua corporação, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os assaltantes teriam sido vistos juntos na tarde que antecedeu o crime, o que reforça as suspeitas da polícia de que estariam mesmo planejando a ação. O quarto assaltante, que havia permanecido no carro para dar cobertura aos demais e facilitar a fuga, está foragido.

A Polícia Militar afirma que já foi instaurado um inquérito para investigar os fatos. Já Paulo Almeida, gerente interino do Ibama em Imperatriz, disse que a Procuradoria Federal acompanhará o caso de perto, destacando ainda o reforço da segurança no local.

Os investigadores suspeitam que o bando estava em busca das chamadas Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPF’s), documento necessário para exploração e transporte principalmente de madeira e carvão. Lembra-se que recentemente a sede do Ibama em Marabá, no sul do Pará, foi assaltada numa ação parecida. Naquela ocasião, mais de mil ATPF’s foram levadas pelos bandidos.

A gerente executiva do Ibama em Imperatriz, Adriana Carvalho, mesmo de férias foi à sede do órgão na manhã do dia 3 para tomar providências no sentido de solicitar uma apuração rápida do caso e zelar pela segurança dos funcionários.

Os fraudadores tentam a todo custo burlar a legislação que combate o transporte irregular de produtos florestais, recorrendo a falsificações e até mesmo a ações violentas como a verificada em Imperatriz. Com o intuito de coibir as fraudes, já está sendo desenvolvido pelo Ibama um sistema informatizado para emissão de autorizações, batizado de DOF (Documento de Origem Florestal).
Paulo Roberto Araújo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.