Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DA FUNAI INAUGURA NÚCLEO DE APOIO EM BONITO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

07 de agosto - O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, inaugurou na última quarta-feira, (02/08), o Núcleo de Apoio da Funai em Bonito, Mato Grosso do Sul. Na ocasião, ele foi recepcionado pelas lideranças Kadiwéu de cinco aldeias da região, que manifestaram satisfação pela criação de um pólo que sirva de ponto de apoio às reivindicações da comunidade.

Representando a Associação da Comunidade Indígena da Reserva Kadiwéu (ACIRK), as lideranças entregaram ao presidente uma carta de agradecimento pelo trabalho dedicado à causa indígena.

Na opinião do líder Ambrósio Kadiwéu, a criação do Núcleo vai facilitar o atendimento às aldeias que antes eram feitas pela Administração Regional de Campo Grande. “Havia muita dificuldade pela distância entre a regional e as aldeias. Agora, o Núcleo pode amparar mais os índios em várias questões emergentes”, avalia.

Durante reunião com as lideranças, Mércio Gomes lembrou a importância dos Kadiwéu como povo guerreiro. A habilidade desses índios na montaria ajudou o Brasil na guerra do Paraguai, no final do século XIX. “Da minha memória como antropólogo e de conhecedor do povo Kadiwéu eu sempre recordo do papel que teve esse povo em lutar para que essas terras permanecessem brasileiras, e não paraguaias. O Brasil se expandiu por causa dos seus índios. Porque os índios ficaram leais ao Brasil e este é o exemplo maior que eu dou”.

A criação do Núcleo, na avaliação das lideranças, vai trazer à tona uma discussão recorrente na reserva indígena Kadiwéu: o arrendamento de terras. Proibido pela da Lei Federal nº 6.001, art. 18, essa prática é desigual para o índio porque lhe tira a liberdade de manusear a sua própria terra. Mas, com a conscientização das comunidades e o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Funai, o cenário promete mudar. Antônio Kadiwéu é um dos exemplos. “Eu já passei sufoco tendo que ver minha terra com outra pessoa e não ter ela nas mãos”, diz. Depois de muita luta e da reconquista da sua terra, a aldeia São Salvador, Antônio pode respirar mais tranquilo. Atualmente, ele mantém um contrato de parceria em que divide os lucros com seu parceiro pela criação de gado. “Hoje, a gente não pode mais tolerar mais essas coisas e a criação do Núcleo vai servir para orientar a gente sobre esses problemas”, afirma.

Em 1980, a Terra Indígena Kadiwéu foi totalmente arrendada por fazendeiros, por meio de um processo iniciado na década de 1950. Nesse período, o território foi dividido em 120 glebas (fazendas). Houve um distanciamento dos índios com seus afazeres e atividades peculiares, pois passaram a viver basicamente dos arrendamentos. Procurando resolver a situação, a Funai iniciou o processo de despejo dos arrendatários. Até 1988, todos já tinham sido expulsos da área. Hoje, por meio da publicação da instrução normativa nº 003, de junho de 2006, a Funai vem orientando as comunidades sobre a importância da garantia da terra para reprodução física e cultural dos povos indígenas.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.