Panorama
 
 
 

COMUNIDADE CIENTÍFICA E IBAMA FECHAM ACORDO SOBRE COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Brasília (18/08/2006) - Depois de três dias de reunião, o Comitê de Assessoramento Técnico do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) definiu a redação das instruções normativas que tratam da coleta de material biológico para fins científicos e didáticos e institui o Cadastro Nacional de Coleções Biológicas ex situ. Esta foi a 6ª reunião do comitê formado pelo Ibama, MMA e comunidade científica, que continuará a se reunir mesmo após o lançamento do Sisbio, em outubro.

Segundo a proposta de instrução normativa aprovada pelo comitê, o novo sistema será informatizado e vai desburocratizar a emissão de licenças e autorizações para coleta de material biológico.“Depois de 130 horas de reuniões nós chegamos a um acordo. Foi um momento histórico. O Sisbio vai aproximar o Ibama e a comunidade científica”, comemorou o presidente da Sociedade de Botânica do Brasil, Paulo Windisch.

As reuniões do comitê vêm acontecendo desde janeiro. Ao final da reunião de ontem, os participantes destacaram a importância do novo sistema. “O mais importante foi a criação de um espaço institucional permanente entre o Ibama, Ministério do Meio Ambiente e a comunidade científica”, concluiu diretor de Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Vélez. “Estamos esperançosos, pois o Sisbio possibilita um canal. Afinal, podemos trabalhar juntos, nossos problemas não são distintos”, disse o representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), João Alves de Oliveira.

No Sisbio, todos os procedimentos de concessão de licença e autorização serão realizados on-line. Os mais simples serão automatizados e outros vão depender de análises de projetos, currículos etc. Outro ponto que merece destaque é o controle social do novo sistema.“Estamos saindo da burocracia para ir para gestão da informação. Não é importante para nós analisarmos processo a processo das bilhares de coletas que são feitas. Obviamente, quando se trata de unidades de conservação ou de espécies ameaçadas de extinção, daí nós vamos ter um processo de análise mais detalhado. O que é importante para sociedade brasileira é saber o que está sendo coletado, para que está sendo coletado, onde, quem etc”, enfatizou o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello.

O comitê é composto pelo Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), SBPC, Sociedade Brasileira de Zoologia, Sociedade de Botânica do Brasil, Associação Memória Naturalis, Sociedade Brasileira de Genética e Sociedade Brasileira Microbiologia.
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.