Panorama
 
 
 

DECISÃO JUDICIAL PERMITE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE MALES CAUSADOS POR PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Brasília (16/08/06) - A Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama no Paraná juntamente com a Procuradoria da União obtiveram decisão favorável contra o pedido da Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados, de que o Ministério do Meio Ambiente e Ibama recolhessem as cartilhas com informações sobre os problemas ambientais causados pela importação de pneus usados.

A juíza da Vara Ambiental, Agrária e Residual de Curitiba indeferiu a liminar por entender que o Poder Público possui a liberdade e a obrigação de divulgar informações relativas a proteção do meio ambiente, em atendimento aos princípios da e transparência dos atos administrativos e à eliminação de segredos públicos. Sendo que o direito a informação ambiental está previsto na Política Nacional do Meio Ambiente. A pretensão da ABIP contraria a constituição no que se refere a liberdade de manifestação do pensamento e de expressão da atividade intelectual, científica e de comunicação.

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama pretendem com a divulgação das cartilhas informar ao público sobre a importante questão de pneus e como a importação de pneus usados poderá prejudicar o ecossistema de nosso país.

Procuradoria do Ibama obtém mais uma vitória contra importação de pneus usados

Brasília (17/08/06) - A Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama no Rio de Janeiro obteve importante vitória contra a importação de pneus usados. O acórdão do TRF da 2ª Região negou provimento ao agravo de instrumento interposto por Perfil Pneu Grande Auto Center Recapagens Ltda.

O tribunal acatou as razões expostas pelo Ibama para a proibição da importação de pneus usados. O tribunal reconheceu que esse material representa perigo potencial para o meio ambiente, ante a natureza não biodegradável, cabendo aos poderes públicos zelar pelo interesse público, conforme rege a Constituição.

Foi rechaçada a alegação da empresa de que a negação do agravo poderia acarretar possível desemprego gerado em razão da proibição de importação, posto que, a empresa equipada para a transformação de pneus usados em recauchutados, pode adaptar sua linha de produção, no sentido de reparar os pneus similares existentes em território nacional, diminuindo, assim, o passivo ambiental.

ABRAMPA manifesta apoio contra a entrada de pneus usados no Brasil

Brasília (18/08/06) - A Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA, órgão composto por Promotores e Procuradores de Justiça e Procuradores da República e do Trabalho, manifestou-se contrária à posição da Comunidade Européia em determinar ao Brasil que receba resíduos perigosos ao meio ambiente e à saúde pública, já que a produção brasileira de pneumáticos é suficiente para abastecer o mercado interno e dá conta do seu próprio resíduo.

Em manifesto, a ABRAMPA repudiou a tentativa dos países da União Européia de impor ao Brasil a aceitação de pneus usados gerados fora do país e declarou seu apoio total e irrestrito à defesa dos interesses ambientais e sanitários de nosso país junto ao contencioso que está em tramitação na Organização Mundial de Comércio sobre a proibição brasileira à importação de pneus reformados.

A discussão sobre a importação de pneus usados para o Brasil tem mobilizado alguns setores da sociedade favoráveis à posição do país em não receber lixo de fora. A legislação brasileira proíbe a importação de pneus usados e reformados, baseada em questões ambientais e de saúde pública.
Verbena Fé

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.