Panorama
 
 
 

DECRETO AUTORIZA A REDUÇÃO DA RESERVA LEGAL EM SUB-ZONA DO ZEE DE RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

16/08/2006 - O governo federal autorizou a redução da área da Reserva Legal das propriedades situadas em uma das três sub-zonas apontadas pelo Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico (ZEE) de Rondônia. Um decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), adotou a recomendação feita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 22 de fevereiro deste ano, para que a reserva legal, ao longo da BR-364, seja reduzida em até 50% da área da propriedade rural.

No texto do decreto, consta que a redução da Reserva Legal é autorizada "para fins de recomposição". Ela permitirá aos produtores, que desrespeitaram a lei da Reserva Legal, legalizarem sua situação, reflorestando 50% da área da propriedade. Originalmente, a Reserva Legal deve compreender 80% da área total da propriedade. Com o decreto, os proprietários rurais que se enquadram nessa situação poderão firmar com o Ibama, o órgão ambiental estadual e o Ministério Público Ambiental um termo de ajuste de conduta, onde se comprometerão em recuperar, em 30 anos, 50% de sua propriedade.

A expectativa, segundo o diretor do Conama, Nilo Diniz, é de que a medida promova o reflorestamento da região, garantindo benefícios ambientais para a Amazônia, já que deverá impedir o avanço das migrações predatórias sobre a floresta. Ele destaca, entretanto: "a autorização vale para quem tem a área desmatada e quer legalizá-la. Quem não desmatou, continua sem poder desmatar".

A região da sub-zona 1 do ZEE de Rondônia possui infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades agropecuárias. É uma das áreas mais ocupadas e devastadas do estado. O governo acredita que a mudança terá impacto econômico e social. A medida atende a um dispositivo do Código Florestal Brasileiro.
Marluza Mattos

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.