Panorama
 
 
 

IBAMA/SP REPATRIA NOVO LOTE DE PAPAGAIOS E ARARAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

São Paulo (14/08/06) - O Ibama/SP começa a realizar hoje (14) uma nova repatriação de aves para suas áreas de ocorrência nas regiões nordeste e centro-oeste. Desta vez, cerca de 100 psitacídeos - papagaios, araras e tiribas - retornarão para a Bahia e Mato Grosso do Sul, onde voltarão a ganhar vida livre.

Essa aves chegaram a São Paulo pelas vias do tráfico de animais silvestres e foram apreendidas pelas autoridades ambientais (Ibama, Polícia Federal, PM Ambiental) nos últimos anos. Elas estão se recuperando e reaprendendo a voar e a se alimentar sozinhas num criadouro conservacionista no município de Itanhaém. Muitas delas constam da lista nacional de animais ameaçados de extinção. São animais muito cobiçados por causa da bela plumagem e da capacidade que tem de imitar a fala humana.

O trabalho de repatriação sistemática com solturas criteriosas vem sendo realizado pelo Ibama/SP desde 2004, com resultados bastante positivos. Por muito tempo, técnicos e pesquisadores dessa área defenderam a idéia de que as aves não poderiam ser reintroduzidas na natureza, pois não reaprenderiam a se defender ou a capturar alimento. Ou seja: depois de ter vivido em gaiola, não restaria outra alternativa a esses bichos a não ser o cativeiro.

Mas os biólogos do Ibama/SP, em parceria com o Ibama da BA e do MS vêm obtendo sucesso nas reintroduções. Depois de soltas, as aves têm conseguido sobreviver, chegando a se deslocar por até 40 km ao redor das áreas de soltura. Também têm se reproduzido, gerando novas ninhadas. E rapidamente se adaptam à nova dieta - que é na verdade, uma volta à mesma dieta do tempo em que viviam livres. Em todo o processo, a taxa de mortalidade tem sido muito baixa, com perda de apenas 5% do total de aves.

Além de ser um evento importante na luta contra o tráfico de animais, a reintrodução permite que essas aves recuperem seu papel ecológico, pois elas vão ajudar na dispersão de sementes, na polinização de plantas, no controle de pragas e também vão reingressar na cadeia alimentar. Ou seja: livres, vivendo ou morrendo, elas realizam um importante papel na natureza, diferentemente do que aconteceria se continuassem presas.

Outro papel importante da soltura dessas aves: no interior da Bahia, em Tremedal, muitos pequenos proprietários rurais estão protegendo suas áreas, impedindo o desmatamento, as queimadas e a caça para poderem ter suas áreas cadastradas como áreas de soltura e receber os novos hóspedes emplumados. É sem dúvida um grande ganho para a consciência ambiental e a proteção da natureza. O cronograma previsto para esta nova etapa de repatriações é o seguinte:

Dia 14/08 - Aves chegaram a São Paulo logo cedo. Embarcarão no aeroporto de Congonhas para Porto Seguro (BA), onde devem chegar por volta das 12h40. Dali seguirão de carro para Vitória da Conquista e Tremedal, onde aguardarão o momento da soltura - cerca de uma semana depois. Nesse lote seguem 24 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva).

Dia 15/08 - Procedimento semelhante ao relatado acima para 16 araras-canindés (Ara ararauna) que seguirão para Campo Grande (MS).

Dia 21/08 - Procedimento semelhante para 8 papagaios-chauás (Amazona rhodocorytha) e 22 tiribas (15 Pyrrhura cruentata e 7 Pyrrhura. l. leucotis), todas espécies ameaçadas de extinção e que ocorrem na mata atlântica do sul da Bahia. Destino: Áreas de soltura entre Eunápolis e Porto Seguro.

A companhia aérea TAM transportará gratuitamente todas as aves que serão repatriadas.
Airton De Grande

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.