Panorama
 
 
 

IBAMA TRATA JAGUATIRICA COM ACUPUNTURA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Manaus (17/08/2006) - Um filhote de jaguatirica de apenas seis meses está sendo tratado com acupuntura para curar uma lesão que o deixou com os membros inferiores paralisados. O filhote é uma fêmea encontrada há dois meses por técnicos do Ibama perdida nas ruas do centro de Manaus.

Heloísa Helena, como está sendo chamada pelos veterinários por conta de sua brabeza, chegou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama bastante debilitada, desnutrida e sem nenhuma sensibilidade nas patas traseiras. O veterinário do Ibama, Diogo Faria, acredita que a jaguatirica foi trazida da selva por algum turista e acabou fugindo, ou sendo solta, no centro da cidade.

"Ela chegou aqui muito debilitada e sem conseguir andar, apenas se arrastando com as patas dianteiras. A gente podia enfiar uma agulha nos membros inferiores que ela não sentia nada. Provavelmente a lesão foi causada por alguma pancada muito forte próxima à coluna, que a deixou paralisada", explica o veterinário.

Diogo, que já conhecia a técnica de acupuntura realizada em animais domésticos, decidiu procurar o veterinário Emanuel Pires, parceiro do Ibama e especialista nesta técnica em Manaus, para tentar o tratamento na jaguatirica. "Já realizo o tratamento de acupuntura em animais domésticos há muitos anos, mas é a primeira vez que tentamos em animais silvestres. E os resultados têm sido surpreendentes", comemora Pires.

Em sua quarta sessão de acupuntura, o animal já consegue andar e se arrisca a escalar pequenas alturas. "Ela ainda não consegue saltar e o seu andar ainda não está firme, mas os progressos foram impressionantes em um curto espaço de tempo", garante Diogo.
Os técnicos do Ibama acreditam que o animal irá se restabelecer com mais algumas sessões de acupuntura e com a fisioterapia diária. "Alguns médicos e veterinários ainda resistem a aceitar a acupuntura para tratar seus pacientes, mas isso vem mudando há alguns anos. Os resultados alcançados com utilização desta técnica têm comprovado que ela é realmente eficiente", diz o veterinário do Ibama.
Flávia Mendonça

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.