Panorama
 
 
 

PROGRAMA VISA A MELHORIA CONTÍNUA EM SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

15/08/2006 - Os técnicos da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência, e Vivienne Minniti, gerente do Setor de Análises de Riscos, se apresentaram, nos últimos dias 2 e 3 de agosto, no 10º Congresso de Atuação Responsável, da ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química, que reuniu mais de 300 participantes, em São Paulo.

O Programa de Atuação Responsável foi adotado oficialmente pela ABIQUIM em abril de 1992 e tem como base a melhoria contínua nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente. O Atuação Responsável é reconhecido como um programa de Responsible Care® pelo Conselho Internacional das Associações da Indústria Química - ICCA.
O congresso abrangeu temas de caráter estratégico e operacional. Assuntos como as novas diretrizes do programa, atuação responsável da indústria química, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, foram discutidos, assim como os resultados do desempenho das empresas associadas em saúde, segurança e meio ambiente, referentes a 2005, a política global do ICCA para a gestão de produtos químicos e as experiências sobre a inserção de pessoas portadoras de deficiências nas empresas químicas, entre outros assuntos relacionados à preparação para o atendimento às emergências e a segurança de processos.

Jorge Luiz Gouveia fez uma exposição sobre o número de acidentes emergenciais atendidos pela CETESB em 2005, nas mais diversas atividades, com destaque para o transporte rodoviário de produtos perigosos, postos e sistemas retalhistas de combustíveis, descarte de produtos químicos e industriais. Todos estes dados estão disponiveis no “Relatório de Emergências Químicas Atendidas pela CETESB em 2005”, no site da CETESB. O gerente destacou, ainda, a capacitação de sua equipe de atendimento emergencial e o programa de transferência de tecnologia da CETESB, a outros Estados e a alguns países da América Latina, nesta área.

Gouveia encerrou sua apresentação falando do Programa de Gerenciamento de Riscos implantado no Porto de Santos e nos terminais da Baixada Santista e de São Sebastião, pela Divisão de Gerenciamento de Riscos, que teve como resultado a diminuição da freqüência de registros de acidentes ambientais.

Vivienne Minniti abordou os critérios de aceitabilidade de risco adotados pela CETESB no processo de licenciamento ambiental de fontes potencialmente geradoras de acidentes ambientais no Estado de São Paulo, dispostos na norma CETESB P4.261 - Manual de orientação para a elaboração de estudos de análise de risco. Minniti apresentou o “site” de Análise de Riscos, lançado e disponibilizado pela CETESB em março de 2006, que reúne informações sobre Estudos de Análise de Riscos, Legislações, Documentos Técnicos, “Grandes Acidentes”, assim como os “links” com outros “sites” sobre o assunto.

Como parte do programa de capacitação dos técnicos do Setor de Análise de Riscos da CETESB, participaram também deste congresso a química Deborah Oliveira de Souza e Silva, a engenheira química Leopoldine Solange Montiel Frioni e o estagiário Elifas Morais Alves Junior.
Fotos: CETESB

     

 

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.