Panorama
 
 
 

REDE BRASILEIRA DE AGENDAS 21 DEFINE ESTRUTURA DE TRABALHO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

17/08/2006 - A Rede Brasileira de Agendas 21 terá um colegiado nacional, com mandato de 1 ano, representado por processos de Agenda 21 de todas as regiões do país, para deliberar sobre suas atividades, projetos, plano e grupos de trabalho. A decisão foi tomada durante o encontro nacional da rede, em Brasília, que encerrou nesta quinta-feira (17). O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS), por meio do Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz.

De acordo com o coordenador do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sérgio Bueno, o encontro, que reuniu 87 representantes de processos de Agenda 21, foi vitorioso. "E a vitória não é do ministério apenas, é da sociedade, de todos aqueles que estão conduzindo os processos de Agenda 21 nos seus territórios", comemorou.

Ele disse ainda que a expectativa é de que, com a atuação da rede, seja ampliado nos municípios o número de processos de Agenda 21, difundindo, assim, o conceito de desenvolvimento sustentável nas comunidades, escolas, igrejas, empresas. "A rede, em si, já é uma rede de processos de Agenda 21 Local.

Então nós queremos que cada processo venha a fortalecer o outro, buscando a sinergia entre eles. Queremos também que essa experiência permita não só o fortalecimento, mas a indução de novos processos de Agenda 21 Local em outras porções do território nacional", explicou Bueno. Segundo ele, hoje estão cadastrados no MMA 698 processos de Agenda 21.

O representante do Vitae Civilis, Rubens Born, destacou ainda que a Rede já conta com quatro grupos de trabalho que vão atuar nos temas comunicação, metodologia, captação de recursos e Agenda 21 escolar - todos sob coordenação do colegiado nacional. "O papel do colegiado é de articular a consolidação da rede, os grupos de trabalho, além de elaborar o plano de trabalho. Nós também vamos elaborar uma cartilha e lançar um site para divulgar os trabalhos da rede", adiantou.

Para esse ano já estão previstos encontros estaduais da rede em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, ainda sem data definida. Um novo encontro nacional também está previsto para 2007.
Daniela Mendes

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.