Panorama
 
 
 

SEMA/GO CAPACITA GESTORES AMBIENTAIS, REVITALIZA PARQUES E MONITORA QUALIDADE DO AR E INCÊNDIOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Agosto de 2006

Qualidade do ar é regular na capital

18/08/2006 - O boletim quinzenal de Monitoramento da Qualidade do Ar da Agência Ambiental indica que hoje, dia 18, a qualidade do ar respirado pelos goianienses é regular. O levantamento dos dados foi feito no período de 3 a 9 de agosto de 2006 por técnicos do Laboratório de Monitoramento Ambiental Leolídio di Ramos Caiado. A medição tem por base dados levantados na Estação de Coleta da Praça do Trabalhador e segue os parâmetros da técnica de amostragem de grandes volumes, estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente(Conama). A medição indicou que o índice de qualidade do ar hoje é de 82,2 unidades de padrão primário por metro cúbico de ar. Este índice é considerado regular, uma vez que a recomendação do Conama é que ele não ultrapasse a 240 mais de uma vez por ano. Segundo a análise dos filtros colocados na Estação de Coleta, foram detectadas, principalmente, partículas de poeira e fumaça de queimadas. As medições da qualidade do ar continuarão a ser feitas semanalmente.

Incêndio no Parque está sob controle

15/08/2006 - Hoje o fogo no parque Estadual de Caldas Novas(Pescan) foi controlado. A informação é do diretor de Ecossistemas da Agência Ambiental, Paulo D'ávila, que acompanhou o trabalho de combate ao incêndio. Com o fogo sob controle, disse D'ávila, começa agora o trabalho para fazer um plano de recuperação da área degradada pelo incêndio. Conforme explicação do diretor, pelo menos 20 homens do corpo de bombeiros continuarão de plantão dentro do parque, para prevenir o aparecimento de novos focos de incêndio.

A devastação provocada pelo fogo teria atingido 75% do Parque. A Agência determinou a suspensão temporária das visitas. A polícia abriu inquérito com o objetivo de esclarecer a causa exata do incêndio. Na lei federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), este tipo de incêndio pode ser enquadrado nos artigos 40 e 41, o que foi determinante para a abertura de inquérito policial, caso seja identificado algum culpado, ele certamente será penalizado.

-Além da lei federal, também existe o Decreto 3.179/99, de âmbito estadual, que prevê a abertura de um processo administrativo para a punição de eventuais responsáveis.

No caso do decreto 3.179/99, os artigos 27 e 28 prevêem as seguintes penalidade:
- Artigo 27, multa variando de 200 mil reais a 50 mil reais, conforme a extensão do incêndio
- Artigo 28, multa pré-estabelecida de 1.500, 00(reais) por hectare ou fração de terra comprometida pelo fogo.

- Além dessas penalidades, no processo administrativo estadual, previsto no artigo 3.179/99, o autor do crime ambiental tem de reparar a área atingida pelo fogo.

Capacitação de Gestores Ambientais avança pelo interior

14/08/2006 - Cerca de 50 alunos participaram hoje, dia 14, da abertura oficial das atividades do Programa Estadual de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais. O Programa é direcionado para a descentralização das ações de licenciamento ambiental e tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo executado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Numa sala de aula do SEBRAE de Anápolis, compareceram ao curso secretários de meio ambiente e técnicos que atuam nos municípios com atividades ambientais.

Em sua primeira etapa (ver abaixo cronograma), o Programa apresenta um módulo básico com Noções de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (8h), Cerrado e Questão Florestal (8h), Noções sobre Licenciamento Ambiental (8h) e Controle da Poluição e Gestão Ambiental e Ação dos Municípios (16h). São 40 horas de curso em cinco dias de Programação.

De acordo com Getulino Narcizo, chefe de Gabinete da Presidência da Agência Ambiental, que representou no evento o presidente do órgão ambiental, Zacarias Calil, o Programa de Capacitação de Gestores abre oportunidade de os municípios fiscalizarem melhor os impactos locais causados ao meio ambiente. “Queremos que os municípios tornem efetiva sua responsabilidade sobre as ações de fiscalização, porque ninguém melhor do que eles para identificar o que de fato e de direito seja impacto local ao meio ambiente”, ressaltou.

Para o representante do MMA, Jorge Moisés, a distribuição de competências de licenciamento ambiental entre União, estados e municípios é um dos fundamentos para o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). “Nosso objetivo é formar uma grande rede de multiplicadores de conhecimento sobre o meio ambiente em todos os municípios do Brasil”, destacou. Moisés ressaltou também a capacidade de Goiás se organizar e ter sido, desse modo, o Estado escolhido pelo Governo Federal para inaugurar o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.

O secretário da SEMARH, José de Paula Moraes Filho, destacou o avanço que o estado de Goiás já conquistou para a consolidação do Sistema de Gestão Ambiental Municipal. Segundo ele, em 1999, apenas 32 municípios tinham Secretaria, Conselho e Fundo Municipal de Meio Ambiente. “Hoje esse número já atinge 182 municípios”, lembrou.

Projeto revitaliza parques

14/08/2006 - Em atividade conjunta, a Agência Ambiental e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semarh), começaram, no sábado último, dia 12 de agosto, a executar o projeto "Parque Vivo", que prevê atividades nos parques estaduais, visando a integração com a comunidade. O projeto Parque Vivo começou pelo Parque Altamiro de Moura Pacheco, na BR-060, em Goiânia, saída para Anápolis.

Participaram da primeira visita, 20 crianças da creche COMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), deficientes visuais ligados a entidades filantrópicas, além de idosos.

Acompanhados de educadores ambientais, os grupos visitantes assistiram a uma apresentação da Orquestra de Violeiros, participaram de atividades lúdicas e caminharam pelas trilhas existentes no lugar. Além disso, os participantes do programa lancharam e ficaram conhecendo detalhes a respeito do funcionamento do Parque.

O presidente da Agência Ambiental, Zacarias Calil, esteve presente ao evento junto com o secretário José de Paula, da Semarh.

Segundo Zacarias Calil, o projeto tem o objetivo de dar vida aos parques e torná-los mais próximos da comunidade, proporcionando à população lazer, divertimento e qualidade de vida. A cada semana, disse o presidente, acontecerão atividades variadas em um parque diferente, conforme cronograma estabelecido pelo Núcleo de Educação Ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.