Panorama
 
 
 

R$ 11 MILHÕES EM MULTAS APLICADAS SOMENTE NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Manaus (25/08/06) - A Operação Acauã de combate ao desmatamento no Amazonas, coordenada pela Superintendência do Ibama no Amazonas, em parceria com Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e Polícia Militar, já aplicou mais de R$ 11 milhões em multas por desmatamento ilegal, em apenas 50 dias de atuação no sul do Estado. Os 22 fiscais em campo apreenderam mais de 230 metros cúbicos de madeira e autuaram mais de quatro mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente.

A operação atua nos municípios do sul do estado do Amazonas, região que apresenta elevados índices de destruição da floresta e está incluída no chamado Arco do Desflorestamento da Amazônia.

Esta foi apenas a primeira fase da Operação Acauã, que se concentrou principalmente na vistoria de polígonos de desmatamento nos municípios de Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Humaitá. Os polígonos de desmatamento são identificados através de imagens de satélite, que permitem a exata localização das regiões desmatadas, aumento a eficiência da fiscalização em uma região tão vasta. A operação teve início em junho, com o começo da estação seca, e deve durar até novembro, quando as chuvas voltarem a cair e a temporada de desmatamento se encerrar.

Este já é o quinto ano que o Ibama atua no combate ao desmatamento no sul do estado. De acordo com Adílson Cordeiro, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, este ano a expectativa é de que o número de infrações e multas seja bem menor do que nos anos anteriores, tendo em vista o excelente trabalho de repressão e prevenção que vem sendo desenvolvido pelo Ibama. “Com cinco anos de trabalho intenso na região e aplicação de pesadas multas, os infratores já começam a perceber que investir no desmatamento ilegal do sul do estado do Amazonas já não é mais um negócio tão lucrativo assim”, comemora Adílson.

Um dado significativo que pode comprovar a redução desse desmatamento é a quantidade de madeira apreendida. Durante os primeiros 40 dias da Operação Uiraçu, realizada em 2005, foram apreendidos nada menos que 9 mil metros cúbicos de madeira, contra apenas 230 metros cúbicos apreendidos agora. “Esta quantidade de madeira ainda deve crescer quando fizermos a inspeção nas serrarias, mas a expectativa é de que tenha ocorrido uma significativa diminuição do desmatamento este ano”, analisa Henrique Pereira, superintendente do Ibama no Amazonas.

Operações anteriores já realizadas: Operação Terra Roxa I (2002); Operação Lábrea (2003); Operação Terra Roxa II (2003); Operação Tauató (2004) e Operação Uiraçu (2005).
Flávia Mendonça

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.