Panorama
 
 
 

APREENDIDAS DUAS TONELADAS DE PEIXE EM MANAUS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Manaus (22/08/06) - Fiscais da Superintendência do Ibama em Amazonas apreenderam, na manhã de hoje, duas toneladas de pescado ilegal que seria desembarcado no Porto de Manaus. Foram 400 quilos de pirarucu, espécie cuja pesca é proibida, e 1,6 tonelada de tambaqui roelo abaixo do tamanho mínimo permitido.

De acordo com Adílson Cordeiro, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, os fiscais chegaram até o barco após uma denúncia anônima. Os peixes estavam em uma embarcação proveniente do município de Coari. “Já estávamos no porto esperando o barco encostar. Assim que confirmamos a denúncia, apreendemos a carga e autuamos os responsáveis”, contou Adílson.

Os atravessadores Vandé Araújo e Nazaré Oliveira, responsáveis pelo pescado, foram multados em R$ 20 mil e responderão a processo penal por crime ambiental. As duas toneladas de peixe foram doadas a dez instituições beneficentes de Manaus, previamente cadastradas pelo Ibama. Somente este ano, o Ibama já apreendeu mais de 20 toneladas de pescado ilegal.
Flávia Mendonça

Já em Porto Alegre equipe da Dilic e do Ibama/RS realiza vistoria no porto de Rio Grande
Porto Alegre (21/08/06) - Oito técnicos da Diretoria de Licenciamento do Ibama (Dilic) e da Superintendência do Ibama no Rio Grade do Sul estiveram, de 14 a 18 de agosto, em Rio Grande para uma visita de inspeção, referente à licença de operação do porto local.

Até sexta-feira (18) foram feitas vistorias in loco e reuniões para verificar o cumprimento das condicionantes da LO, renovada no final do ano passado pelo prazo de oito anos. A vistoria incluiu também a discussão sobre o licenciamento para dragagem de manutenção em mais cinco trechos do canal de acesso ao porto.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.