Panorama
 
 
 

BAIXA UMIDADE DO AR PROVOCA NOVA SUSPENSÃO DA QUEIMA DE PALHA DE CANA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

Umidade do ar sobe e SMA libera a queima da palha de cana no Estado de São Paulo

20/08/2006 - Tendo em vista a melhoria das condições atmosféricas, a Secretaria de Meio Ambiente - SMA, libera a queima da palha de cana em todo o Estado de São Paulo.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado e, de acordo com os índices de umidade relativa do ar, as queimas poderão ser liberadas ou suspensas, conforme prevê o documento “Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar”.

O documento está disponível no site www.ambiente.sp.gov.br , no item sobre queima da palha de cana, onde as informações são atualizadas diariamente e incluem a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

Baixa umidade do ar provoca nova suspensão da queima de palha de cana

21/08/2006 - Com base nos baixos índices de umidade relativa do ar, a Secretaria de Meio Ambiente - SMA, voltou a proibir a queima da palha de cana nas regiões administrativas de Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Barretos, a partir da tarde de hoje (21/08). A proibição é valida para qualquer período do dia, enquanto persistirem as condições atuais. De acordo com os dados diários do monitoramento utilizado pela SMA, com informações fornecidas pelo IMETAR (informações dos aeroportos), INMET – Instituto Nacional de Meteorologia e Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, todas as regiões que tiveram a queima proibida apresentaram níveis de umidade abaixo de 15%.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado e, de acordo com os índices de umidade relativa do ar, as queimas poderão ser liberadas ou suspensas, conforme prevê o documento "Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar". O documento está disponível no site http://sigam.cetesb.sp.gov.br , no item sobre queima da palha de cana, onde as informações são atualizadas diariamente e incluem a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

Em algumas regiões proibição de queima volta a ser parcial

22/08/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente mantém a proibição da queima da palha de cana Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Barretos, com base no monitoramento meteorológico que indica índices de umidade relativa do ar abaixo do limite mínimo estabelecido. A região de Franca também foi incluída entre as áreas proibidas de realizar queimadas em qualquer horário do dia. Nas regiões de Araraquara, Araçatuba e Presidente Prudente a queima da palha de cana está proibida no período diurno, entre 6 e 20 horas.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado para definir a liberação ou suspensão das queimas, conforme prevê o documento "Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar", disponível no site http://sigam.cetesb.sp.gov.br., onde as informações são atualizadas diariamente e incluem a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

Na região de Franca e Bauru queima é parcial

23/08/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente mantém a proibição da queima da palha de cana nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Barretos, com base no monitoramento meteorológico que indica índices de umidade relativa do ar abaixo do limite mínimo estabelecido. A proibição em qualquer período foi ampliada também para as regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e Araraquara, onde os índices de umidade do ar ficaram abaixo de 20%.

Nas regiões de Franca e Bauru a queima só pode ocorrer no período noturno, entre 20h00 e 6h00. O menor nível de umidade relativa do ar medido nas últimas 24 horas foi na região de Barretos, que chegou a 8%, confirmando a tendência de queda que vem se registrando nos últimos três dias em quase todo Estado.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas para definir a liberação ou suspensão das queimas, conforme prevê o documento "Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar", disponível no site http://sigam.cetesb.sp.gov.br., onde as informações são atualizadas diariamente e incluem a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

A queima da região de Campinas também só pode ocorrer à noite

24/08/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente mantém a proibição da queima da palha de cana nas regiões administrativas de Presidente Prudente (Central), Araraquara, São José do Rio Preto, Marília e Barretos, com base no monitoramento meteorológico que indica índices de umidade relativa do ar abaixo do limite mínimo estabelecido. A proibição em qualquer horário foi ampliada também para a região de Bauru onde os índices de umidade do ar registaram hoje 17%.

Nas regiões administrativas de Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Campinas a queima só pode ocorrer no período noturno, entre 20h00 e 6h00.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas para definir a liberação ou suspensão das queimas, conforme prevê o documento "Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar", disponível no site http://sigam.cetesb.sp.gov.br., onde as informações são atualizadas diariamente e incluem a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

Queima de cana ainda é proibida em cinco regiões

25/08/2006 - Com base no monitoramento da umidade relativa do ar, a Secretaria do Meio Ambiente mantém a proibição da queima da palha de cana em qualquer horário nas regiões administrativas de Araraquara, São José do Rio Preto e Barretos. As regiões de Araçatuba e Campinas também tiveram as queimas proibidas em razão dos baixos níveis de umidade do ar registrados nas últimas 24 horas.

Nas regiões administrativas de Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Baurú e Marília a proibição vale para o período diurno, entre 6 e 20h00 horas.

A SMA estará monitorando as condições meteorológicas para definir a liberação ou suspensão das queimas, conforme prevê o documento "Procedimentos relativos à suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar".

Veja no site http://sigam.cetesb.sp.gov.br as informações atualizadas, dia a dia, com os municípios onde as queimas estão liberadas total ou parcialmente e a tabela com os níveis de umidade relativa do ar nas diversas regiões do Estado.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.