Panorama
 
 
 

DADOS DA OPERAÇÃO RAIO DE SOL SÃO DIVULGADOS NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Belém (23/08/06) - A Superintendência do Ibama no Pará, em parceria com o Incra, Polícia Militar, Delegacia de Combate a Conflitos Agrários (DECA) e apoio da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Raio do Sol (Atrasol), realizou a “Operação Raio de Sol”, que resultou em multas no valor de aproximadamente R$ 1,2 milhão (Um milhão e duzentos mil reais), apreensão de 351,507 metros cúbicos de madeiras e 763,9 hectares de áreas embargadas na região. Os agentes de fiscalização lacraram, por precaução, uma empilhadeira e um trator que estavam no interior do Projeto de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), de propriedade da Fazenda Pontal.

As multas foram lavradas pela exploração ilegal de madeira em área da União e no interior do Projeto de Assentamento do Incra Raio de Sol, contra a Empresa DE DÉA AGRO INDÚSTRIA E EXPORTAÇÃO LTDA, localizada na Rodovia Transamazônica Km-212 - Vila Maracajá. No local havia 351,507 metros cúbicos de madeira em toras de diversas espécies exploradas ilegalmente.

A ação fiscalizatória identificou que parte dessa madeira fora explorada irregularmente dentro da área do Projeto de Assentamento Raio de Sol e depositada nas esplanadas do interior do PMFS que estava com a autorização do Ibama para exploração vencida.

Conforme o relatório da fiscalização, foi constatado o desmatamento irregular de 763,9 hectares no interior do Projeto de Assentamento Raio de Sol e área da União. Segundo Edivaldo Pereira, gerente executivo do Ibama, as informações sobre o desmatamento teriam sido confirmadas pela análise do setor de sensoriamento remoto do Ibama em Marabá.

Realizada no período de 3 a 5 de agosto, a Operação Raio de Sol apurou crimes ambientais com extração e transporte ilegal de madeira, desmatamento irregular na área do Projeto de assentamento Raio de Sol e adjacências. As denúncias foram feitas ao Ibama pela Atrasol do Assentamento Raio de Sol, Gleba Pacajá, localizada no município de Pacajá, 510 km da capital Belém.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.