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IBAMA AUTUA LOJA DE ANIMAIS NO RS E LANÇA DISQUE DENÚNCIA EM SE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Loja de animais é autuada no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (23/08/06) - O Ibama/RS autuou ontem (22), a loja de comércio de animais Bicharada, localizada no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, e recolheu nove animais que se encontravam em exposição, à venda.

Embora possua licença para a comercialização de animais silvestres (nativos e exóticos), a loja apresentava pendências com o órgão ambiental e foi multada em R$ 4.500, sendo R$ 500 por animal, com base no Artigo 29 da Lei dos Crimes Ambientais.

Os animais estavam alojados em gaiolas minúsculas para seus tamanhos, o que impedia a movimentação dos mesmos. As gaiolas onde estavam os tucanos não permitiam que os pássaros sequer abrissem as asas. Entre as pendências da loja estavam: a falta de notas de compra de alguns animais e o atraso no envio dos croquis, especificando onde e como os animais ficariam alojados.

Ao todo foram apreendidos: uma arara canindé, quatro papagaios asiáticos, dois tucanos e duas jibóias. Os pássaros foram conduzidos ontem mesmo para um criadouro conservacionista, em Três Coroas, e os dois filhotes de jibóia permaneceram no Núcleo de Fauna, sendo depois destinados a um criadouro conservacionista.

De acordo com o chefe do Núcleo de Fauna, Mário Tischer, a autuação atende a demanda do Ministério Público Federal sobre as condições de animais à venda em lojas comerciais e as inúmeras denúncias e reclamações feitas pela população para o Ibama. A autuação foi realizada pelos analistas ambientais Emerson Skrabe e Sergei Weschenfelder e pelo fiscal Rudnei Neves de Azevedo.
Maria Helena Annes

Disque Denúncia contra agressões ambientais em Sergipe

Aracaju (22/08/06) – A partir de hoje a Superintendência do Ibama em Sergipe conta com mais um instrumento para auxiliar na defesa contra agressões ambientais no Estado. Trata-se do disque denúncia, uma linha direta que atenderá o cidadão pelo telefone (79) 3214-6159. A ligação pode ser feita a cobrar. O objetivo do novo serviço é realizar o pronto atendimento às denúncias e aproximar a sociedade do Ibama

Por esse número as ligações serão atendidas eletronicamente no setor de Fiscalização da Superintendência, durante as 24 horas do dia, inclusive finais de semana e feriados. A partir da denúncia, o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar o seu andamento por meio de consulta ao órgão ou via internet.

A central de atendimento da Ouvidoria do Ibama, localizada em Brasília, continuará atendendo as denúncias vindas de todo o país pelo telefone 0800-608080, da Linha Verde, ou, ainda, pelo site www.ibama.gov.br.
Marilene Silvestre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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