Panorama
 
 
 

PARQUES TELMA ORTEGA E PIRENEUS SÃO DESTAQUE EM PROJETOS DA SEMA/GO

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Agosto de 2006

Parque Telma Ortegal é preparado para receber maior público

23/08/2006 - Cerca de cem alunos de Abadia de Goiás, das Escolas Municipais Paulino Inácio Rosa e Professora Neli Antônio, participaram hoje, dia 23, do Projeto Parque Vivo, promovido pela Agência Ambiental de Goiás. Os alunos foram recepcionados no Parque Estadual Telma Ortegal, onde tiveram atividades educativas das quais participaram o presidente da AGMA, Zacarias Calil, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José de Paula Moraes Filho, o prefeito de Abadia, Antomar Moreira dos Santos, técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além da equipe de Educação Ambiental da AGMA, coordenada por Maria Leonor da Cruz.

De acordo com Zacarias Calil, o Parque Telma Ortegal já está recebendo novas benfeitorias para se tornar cada vez mais atrativo à visitação pública. Segundo ele, a idéia é tornar o Parque um local aberto à visitação, para o lazer e também para o conhecimento científico e escolar. “Este Parque é um privilégio da população de Abadia, que pode fazer dele um local de turismo pedagógico, tornando-o uma grande sala de aula sobre ciências, meio ambiente, tecnologia e outros assuntos”, disse.

Segundo José Salvador Coelho, engenheiro e físico da CNEN, o laboratório de radioecologia instalado pelo governo federal dentro do Parque tem executado um programa de monitoração ambiental bastante minucioso. “São analisadas amostras colhidas no Parque de água de solo, subsolo, sedimentos e vegetação, numa periodicidade de quatro vezes por ano, totalizando mais de 500 análises anuais”, explicou. Pesquisadores de universidades brasileiras também têm realizado trabalhos sobre o meio ambiente e o impacto da radiação em convênio com o CNEN.

A unidade de conservação do Parque Telma Ortegal tem 34 alqueires. Ela foi implantada após o acidente com a cápsula de césio 137 em Goiânia. Em 1987, um equipamento usado para tratamento de câncer foi abandonado numa clínica e acabou sendo desmontado. O material radioativo que continha foi espalhado por vários locais da cidade. Na época, foram monitoradas cerca de 120 mil pessoas – quase 10% da população de Goiânia. O material classificado como rejeito radioativo foi levado por dezenas de carretas para o Parque Telma Ortegal, onde foram colocados em containers e lacrados com camadas de cimento dezenas de metros abaixo da superfície. Desse modo, a radiação no local não oferece perigo algum à população de Abadia ou aos visitantes do Parque.

AGMA anuncia benfeitorias no Parque dos Pireneus

22/08/2006 - Tornar o Parque dos Pireneus uma unidade de conservação cada vez mais segura e atrativa ao turismo ecológico. Esse é o objetivo do plano de ação que técnicos da Agência Ambiental divulgaram hoje, dia 22, no Centro Caraívas, em Pirenópolis. O plano foi anunciado e debatido numa reunião da qual participaram representantes do Conselho Consultivo do Parque dos Pirineus, formado por cidadãos de Cocalzinho, Corumbá e Pirenópolis – municípios que circundam o Parque.

De acordo com o gerente de Ecossistemas da AGMA, Paulo D’Ávila, o Parque está sendo preparado para ter uma gestão que será compartilhada com a sociedade civil organizada. “Vamos providenciar a colocação de cercas ao redor de todo o Parque, uma casa exclusiva para acomodação de equipamentos e da equipe de fiscalização, a reforma da casa do supervisor do parque e a reforma de duas casas que servirão de apoio aos visitantes”, disse.

A previsão é que as obras de reestruturação do Parque terminem antes do final deste ano. Elas serão realizadas com recursos próprios da AGMA, obtidos através de ações de compensação ambiental. Também serão construídas duas novas guaritas para as entradas norte e sul. Além do maior controle de entrada e saída de pessoas, garantindo mais segurança para turistas e visitantes do Parque, a Agência Ambiental quer conservar a biodiversidade presente na região.

O Parque dos Pireneus apresenta todas as fitofisionomias de cerrado: cerrado de altitude, cerrado rupestre, campo cerrado, vereda, cerradão e mata de cerrado (cerradão alto). Ele é o terceiro maior parque de Goiás. Sua localização está numa área ecótone, ou seja, caracteriza-se por ser uma zona de transição onde se encontram rios que contribuem para a formação de duas grandes bacias hidrográficas continentais. “Aqui temos um divisor de águas. Está a nascente do rio Corumbá, que integra o rio Paranaíba, que pertence à bacia do Prata; e a nascente do rio Das Almas, que pertence à bacia do Tocantins/Amazonas”, explica D’Ávila, acrescentando que a fauna na região também é de suma importância à conservação.

Uma atração à parte e que chamou a atenção de turistas foi a soltura de uma águia de aproximadamente 80 cm de altura. A ave identificada como “águia cinzenta” foi encontrada e protegida há cerca de quinze dias na chácara do senhor Pompeu Cristóvão, nas cercanias do Parque. Segundo o tenente Otávio do Nascimento, do 11o Subgrupamento de Bombeiros de Pirenópolis, a águia teria sido ferida por outro falconiforme numa briga por uma fêmea. O animal foi solto no alto do Parque, a cerca de um quilômetro das formações rochosas do Morro do Cabeludo.

Projeto Parque Vivo chega ao Parque dos Pireneus

21/08/2006 - A segunda reunião dentro do projeto Parque Vivo acontecerá nesta terça feira, dia 22 de agosto, na cidade de Pirenópolis, onde existe o Parque dos Pireneus, que é administrado pela Agência Ambiental. O projeto é uma iniciativa conjunta da Agência e Semarh e tem como objetivo, revitalizar os parques estaduais. Com esta pretensão, foi montado um cronograma de atividades nas diversas áreas ambientais mantidas pelo Estado de Goiás. O primeiro a receber os benefícios do projeto foi o parque Altamiro de Moura Pacheco,(dia 12.08) que contou com atividades lúdicas do grupo de educação ambiental da Agência e Semarh, Orquestra de Violeiros, lanches e visitas monitoradas ao parque.

Agora, nesta terça-feira, o Parque Vivo estará debatendo com o Conselho Consultivo do Parque dos Pirineus, com representantes das prefeituras de Corumbá, Cocalzinho e Pirenópolis, um Plano de Ação para o Parque.

A pretensão é fazer da reunião, um momento para debater a situação do Parque dos Pirineus com a comunidade dos três municípios que são área de influência da reserva, e tomar decisões a respeito da revitalização do parque.

Na ocasião, os participantes vão soltar uma águia cinza, que foi encontrada na região há algum tempo, doente. O animal foi tratado e agora, totalmente recuperado, será solto em seu ambiente natural. Vão participar do evento, o presidente da Agência Ambiental, Zacarias Calil; o diretor de Ecossistemas da Agência, Paulo Dávila, técnicos e educadores ambientais, além de pessoas da comunidade local.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.