Panorama
 
 
 

SILMANET SELECIONA TEMAS PARA PROJETOS NA ÁREA DE PRODUTOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Brasília (23/08/06) - Na semana de 14 a 18 de agosto ocorreu, na Guiana Francesa, a última etapa do Projeto “Silvicultura-Madeira-Network (Silmanet): Identificação de instituições brasileiras e guianenses” e seleção de temas de cooperação técnica nas áreas de floresta e de produtos florestais para constituir uma rede.

O Projeto tem como prioridades a valorização dos produtos florestais, o manejo florestal e a formação profissional florestal e se constitui de três etapas. A primeira etapa se deu em junho de 2005, na semana de visitas ao Amapá com foco nas atividades extrativistas (Resex e RDS).

A segunda etapa foi uma semana de visitas no Pará, em junho de 2006, com foco nas indústrias de primeira e segunda transformação da madeira e formação florestal. A terceira e última etapa ocorreu semana passada, na Guiana Francesa, cobrindo os aspectos correlatos aos vistos no Brasil.

Da parte brasileira participam o Ibama, a Embrapa e o Instituto de Florestas Tropicais (IFT), e da parte francesa, o Ofício Nacional de Florestas (ONF), o CIRAD, a Região da Guiana Francesa, o Conselho Geral da Guiana Francesa e outras instituições locais.

No Ibama, estiveram presentes a Assessoria Internacional (ASIN), o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) e o Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (CENAFLOR), com participação, nas primeiras visitas, das Superintendências do Ibama no Amapá e no Pará.

O financiamento do projeto foi de cerca de € 38.000 - cobertos pelo Fundo de Cooperação Regional da Guiana Francesa (FCR), em sua maioria, o pela Região e o Conselho Geral da Guiana Francesa (ONF).

O Silmanet atingiu os objetivos, selecionando diversos temas para futuros projetos, como: Manejo das florestas (Plano de manejo); Produtos florestais não-madeireiros; Valorização dos recursos madeireiros/diversificação dos produtos; Capacitação dos atores florestais/Exploração de Baixo Impacto; Luta contra a exploração e o comércio ilegais; Linguagem técnica comum; entre outros, totalizando 10 temas gerais, com 23 subtemas, divididos por prioridades.

De imediato, serão propostos em reunião do Comitê do Fundo do Conselho Regional da Guiana Francesa (FCR), no início de outubro, cinco projetos para serem executados em 2007. O Silmanet funcionou como um pré-projeto, ou como uma fase preliminar de projetos que serão propostos, uma vez que agora foram identificadas áreas para a cooperação.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.