Panorama
 
 
 

SIMPÓSIO TRATOU DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

22/08/2006 - A cidade de Mogi Guaçu foi sede, durante os últimos dias 10, 11 e 12, do Simpósio de Atualização em Recuperação de Áreas Degradadas com ênfase em Matas Ciliares e do Curso de Capacitação Técnica em Recuperação de Áreas Degradadas com Ênfase em Matas Ciliares do Interior Paulista, organizados pelo Instituto de Botânica, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O simpósio, realizado na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, contou com a participação de 180 pessoas, e o curso, com 220, entre estudantes, profissionais e docentes. Na ocasião, foram discutidos temas como a recuperação de áreas degradadas e questões ambientais problemáticas da região.

Os eventos foram realizados como parte do Projeto de Parcerias Públicas da FAPESP intitulado "Estabelecimento de parâmetros de avaliação e monitoramento para reflorestamentos induzidos, visando o licenciamento ambiental", coordenado pelo diretor do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, e pela coordenadora do Projeto de Mata Ciliar, da SMA, Helena Carrascosa.

Inúmeras discussões que deverão servir de subsídio para novas propostas de resoluções ambientais, disseminação da importância da educação ambiental e de fiscalização mais intensa, além de novas metodologias científicas aplicadas à recuperação florestal e divulgação de estudos de caso regional, foram alguns dos resultados do simpósio.

O Dr. Luiz Mauro ressaltou a importância dos reflorestamentos induzidos, "uma vez que a desmatamento e a poluição ambiental têm levantado questões com relação às mudanças climáticas. Ou seja, a preservação da vegetação nativa e a implantação dos reflorestamentos induzidos no Estado de São Paulo são necessários para tentar minimizar os efeitos do aquecimento global, cujos efeitos já são sentidos, principalmente durante as estações chuvosa e seca, e na natureza."
Texto: Josimara Randon / Silvia Regina Borges Franco

     

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.