Panorama
 
 
 

AGMA E CRCN-CO INICIAM PARCERIA PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Agosto de 2006

29/08/2006 - A conservação do Cerrado goiano pode contar agora com a ajuda de pesquisadores ligados ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), cujos laboratórios estão instalados no interior do Parque Telma Ortegal, em Abadia de Goiás. A informação foi confirmada ontem pelo diretor de Ecossistemas da Agência Ambiental, Paulo D’Ávila, que representou o presidente do órgão ambiental estadual, Zacarias Calil, durante o Primeiro Encontro de Trabalho do CRCN-CO.

De acordo com o diretor de Pesquisas e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Alfredo Tranjan Filho, o objetivo do Encontro de Trabalho foi apresentar as potencialidades do CRCN-CO frente às demandas da região e atrair parcerias que rendam aplicações práticas e benefícios à população. Cinco projetos iniciais foram apresentados aos representantes das instituições públicas e privadas convidadas. “Queremos nos tornar um Centro de conhecimento que pode difundir o que há de útil dentro das Ciências com as quais trabalhamos. Esse é o grande sonho e razão pela qual o CRCN-CO possui um laboratório especializado em radioecologia, que está pronto para atender a região Centro-Oeste”, declarou Tranjan.

A Agência Ambiental vai participar diretamente de quatro dos cinco projetos apresentados. A AGMA, que administra o Parque estadual onde estão depositados rejeitos radioativos do chamado “Acidente de Goiânia”, vai colaborar com os projetos de armazenamento de grãos (silagem), de medição de radionucleídeos em alimentos, de estudo hidrogeológico para gestão das águas, além de continuar contribuindo com o Plano de Monitoramento Ambiental, que é realizado sistematicamente pelo CRCN-CO.

A parceria com a AGMA vai possibilitar que os técnicos das duas instituições trabalhem em pesquisas de monitoramento ambiental. “Com ajuda dos técnicos do laboratório do CRCN-CO, poderemos fazer um monitoramente da qualidade das águas do nosso Estado, que é o berço das águas do Brasil, monitorando principalmente as nossas grandes reservas subterrâneas, para que possamos ter no futuro água em abundância e com qualidade”, disse D’Ávila.

Outro projeto que envolve a participação da AGMA é o da irradiação de grãos, que tem o objetivo de controlar as pragas (fungos e larvas) que causam prejuízos ao armazenamento da produção agrícola em silos. “Isso vai favorecer o meio ambiente, porque aumentará a produtividade no Estado de Goiás e, conseqüentemente, teremos uma menor pressão da expansão da produção sobre o Cerrado ainda nativo no Estado”, explica o diretor de Ecossistemas.

O CRCN-CO garante a segurança dos depósitos de rejeitos radioativos no Parque Telma Ortegal através de um Plano de Monitoramento Ambiental. Nele também é feita a análise de radionuclídeos em alimentos. Segundo D’Ávila, a ampliação dessa pesquisa pode reforçar um projeto em desenvolvimento pela AGMA, que busca a certificação de alimentos produzidos em Goiás na Europa e nos EUA. “Nossa exportação hoje é monitorada em termos de qualidade de grãos e de alimentos em geral. Fazendo este trabalho em conjunto com o CRCN-CO, estaremos colaborando com a qualidade dos alimentos que o Brasil está exportando”, concluiu.

Também foi destaque no Encontro o projeto apresentado que pode estabelecer uma parceria do CRCN-CO com instituições de saúde estadual e municipal. Através dele, o Centro ofereceria sua infra-estrutura técnica e laboratorial para aperfeiçoar a qualidade dos equipamentos e das imagens obtidas em exames de mamografia. A idéia foi muito bem aceita por representantes e profissionais de hospitais, que identificam na operação e precisão desse tipo de equipamento emissor de radiação um fator para a melhoria do atendimento e do tratamento a pacientes de câncer de mama.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.