Panorama
 
 
 

CIER QUER INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA DA AMÉRICA DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

31/08/2006 - Representantes da Comissão de Integração Energética Regional (Cier) estiveram reunidos hoje (31.08) com o secretário de Planejamento do MME, Márcio Zimmermann, e com o assessor especial do ministro Silas Rondeau, Ivo Almeida Costa, para discutir projetos que viabilizem a integração energética entre os países da América do Sul.

O secretário de Planejamento do MME, Márcio Zimmermann, destacou a importância dos projetos do Cier: “Essas conversas e projetos são muito produtivas já que facilitam uma possível integração. Temos que lembrar que o continente é auto-suficiente em energia e essa aproximação é fundamental para chegarmos ao objetivo de integrar todos os países da América do Sul”, explicou.

Ivo Almeida Costa ressaltou que os trabalhos conjuntos são fundamentais para os países do continente. “É importante ter um órgão como o Cier, que não tem política partidária nem interesses não cooperativos”, afirmou.

O presidente da Cier, José Antônio Vargas Lleras, explicou que a comissão está redirecionando estratégias e conversando com os governos dos 10 países membros da organização para que haja um diálogo mais amplo a fim de se encontrar soluções para o avanço da integração.

“Temos tido experiências muito positivas. As conversas com governos e membros do setor visam integrar energeticamente os países da América do Sul. A segurança energética é um ponto chave e cada país precisa se posicionar para que os laços sejam mais estreitos possíveis”, disse.

Na reunião, os representantes do Cier afirmaram que estão fazendo uma avaliação geral do que está acontecendo em termos de interconexão na América do Sul. “O Brasil já tem uma experiência interessante em interconexão interna e externa. Podemos aprender com esse exemplo e compartilhar outras experiências bem sucedidas para conseguirmos integrar todos os países”, disse José Antônio Vargas Lleras.

Participaram também do encontro os vice-presidentes da Cier, Ivan La Rosa e Guilhermo Escovar, além do diretor-executivo, Plínio Fonseca, e o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais da Eletrobrás, Vasco Soares da Costa.
Assessoria de Comunicação MME

Ministro Sergio Rezende abre 1º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel

Biocombustível - 31/08/2006 - Com a participação de cerca de 300 pessoas, entre empresários, técnicos e representantes de governos estaduais, começou na manhã de hoje (31) o 1º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel.

O evento, que acontece em Brasília, procura debater o futuro do biocombustível e a estruturação de um grupo de trabalho que gere inovação nos processos e integração entre pesquisas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou da abertura do Congresso e destacou o trabalho conjunto que vêm sendo realizado para o crescimento do setor no Brasil. “Este programa só terá êxito se for para toda a população. O biodiesel deve ser uma política de Estado”, completou.

Entre as particularidades citadas durante o seu discurso, Sergio Rezende fez questão de afirmar que o ministério está montando um grupo de trabalho para realizar a análise técnica do combustível. Ele também comentou o trabalho da Embrapa e a formação do núcleo de Bioenergia da empresa, que será uma das condutoras dos estudos, em parceria com universidades, institutos e o governo federal.

Participaram da cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e tecnologia (MCT), Luiz Antônio Elias, o diretor da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa (Abipti), Linaldo Cavalcante, e representantes dos ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Minas e Energia.

O evento prossegue até amanhã (1º) e vai tratar de assuntos relevantes para a diferenciação do País na disputa pelo mercado. Entre os destaques, o debate sobre a cadeia produtiva, a inserção da inovação tecnológica no produto e os projetos de sucesso espalhados pelo País.
Carlos Freitas - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.