Panorama
 
 
 

ESPECIALISTA DIZ QUE AVALIAÇÃO AMBIENTAL É MAIS AMPLA DO QUE O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

29 de Agosto de 2006 - Ivan Richard - da Agência Brasil - Brasília - O coordenador do Programa Pantanal, um dos quatro projetos-piloto para implementação da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Paulo Cabral, disse que a avaliação é muito mais ampla do que os Estudos de Impacto Ambiental (EIA), realizados para medir danos ao meio ambiente.

Segundo Cabral, as principais diferenças ocorrem no tempo e na escala de cada levantamento. “Em relação ao tempo, normalmente o Estudo de Impacto Ambiental é feito depois que se já tomou a decisão de se fazer um determinado investimento, inclusive quando já se definiu a tecnologia”, explicou.

“A Avaliação Ambiental Estratégica se difere porque acontece antes da definição dos projetos e a sua amplitude é maior, vai além da análise específica de cada projeto. Vê um conjunto de empreendimentos de um território ou de um setor da economia. Ela procura ver, inclusive, os impactos acumulativos que poderão ocorrer da somatória de empreendimentos específicos”.

De acordo com o Paulo Cabral, que participa do Seminário Latino-Americano de Avaliação Ambiental Estratégica, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, a AAE não é realizada com uma idéia pré-fixada sobre possíveis potenciais da região a ser analisada.
“O ecoturismo é uma das alternativas para o uso econômico do Pantanal, é uma alternativa que já vem sendo colocada em prática e tem demonstrado que pode acontecer em equilíbrio com as dimensões sociais e ambientais da região. Mas existem outras atividades econômicas, como a pecuária e a exploração de minérios. É esse conjunto de alternativas e de ameaças que podem colocar em risco a sustentabilidade do meio ambiente (do Pantanal) que serão analisadas por meio da Avaliação Ambiental Estratégica, que vai tentar levantar um conjunto de informações, tanto da dimensão social e econômica como ambiental, procurando analisar as melhores alternativas dos recursos naturais que garantam a sustentabilidade”, argumentou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.