Panorama
 
 
 

JOVENS DA ETNIA TUPINAMBÁ REALIZAM SEMINÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

28 de agosto - Cerca de 100 jovens da etnia Tupinambá realizarão, entre os dias 1º e três de setembro, o II Seminário Cultural da Juventude Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro. O evento acontece, na aldeia da Serra do Padeiro, no município de Buerarema (BA).

Na ocasião, os participantes abordarão temas como a participação da juventude indígena na luta pela terra; a reflexão e aprofundamento do momento eleitoral; a valorização da cultura indígena a partir da culinária e do artesanato, entre outros.

Outras etnias da Bahia como os Pataxó, os Tuxá e os Kiriri, além de índios de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba, também estarão presentes. O evento tem apoio da Funai, que deve encaminhar representantes da Coordenação-geral de Defesa dos Direitos Indígenas (CGDDI) para os debates. Também estarão presentes representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Ministério da Educação (MEC).

A comunidade da Serra do Padeiro do povo Tupinambá tem cerca de 650 pessoas. A área localiza-se nos municípios de Buararema e Una, a cerca de 450 km de Salvador, e é banhada pelos rios Cipó e Marulin e Ferrugem.

Funai lamenta morte de Dom Luciano Mendes

28 de agosto - Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG), morreu ontem (27/08), aos 75 anos, por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o dia 17 de julho, para tratar de um câncer no fígado.

Dom Luciano presidiu a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de 1987 a 1994, tendo sido também secretário-geral de 1979 a 1987. Foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 1995 a 1998. Teve atuação decisiva em todo o processo da Constituinte, particularmente na defesa dos direitos dos povos indígenas.Publicou vários artigos sobre a questão indígena, entre eles a respeito do processo demarcatório da terra indígena Raposa Serra do Sol.

Recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais em 2005 pelo trabalho pastoral e a proteção específica que estendeu aos índios e aos quilombolas. Participou também do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, em 2004.

O corpo de Dom Luciano será sepultado na quarta-feira, em Mariana.


Estudantes indígenas participam de encontro nacional de ensino superior

28 de agosto - Estudantes indígenas, especialistas e movimentos sociais de diversas partes do país se reunirão nos próximos dias 04 e 05 de setembro para o I Encontro de Rede Brasileira de Instituição de Ensino Superior para os Povos Indígenas, em Brasília. O evento é organizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e acontecerá paralelamente ao II Encontro de Estudantes no Ensino Superior (IES).

Entre os temas em debate estão a permanência de estudantes indígenas no ensino superior; conteúdos dos cursos regulares de graduação, capacitação, entre outros. No último dia, a Funai, junto com representantes do Ministério da Educação e da Câmara Federal, participará de um debate sobre o atual panorama das políticas públicas no Brasil relacionadas ao acesso e permanência de indígenas no IES.

Na ocasião, também será lançamento oficialmente o portal da Rede, que se destina a oferecer um espaço para debate e apoio aos estudantes indígenas. Mais informações no site: ww.redeestudantesindigenas.net

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.