Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DEFENDE A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO PILAR DOS PLANOS PLURIANUAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

29 de Agosto de 2006 - Ivan Richard - da Agência Brasil - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente pretende colocar a discussão sobre sustentabilidade ambiental como um dos principais pilares da elaboração dos próximos Planos Plurianuais de Investimentos (PPA). O PPA, feito de quatro em quatro anos, define as prioridades do governo federal para todas as políticas públicas, como educação, saúde e economia.

De acordo com o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Fabrício Barreto, o que se pretende é resgatar a importância do planejamento ambiental articulado no âmbito das políticas públicas. "Na medida em que os governos forem propor novas políticas, novos programas e grandes projetos, antes de se fazer isso nós tenhamos a possibilidade de fazer uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Com isso, a expectativa é de que na elaboração dos PPAs essa metodologia já esteja incorporada", explicou.

Para discutir a melhor maneira de incorporar a AAE na elaboração das políticas públicas do país, o Ministério do Meio Ambiente promove, até amanhã (30), em Brasília, o Seminário Latino Americano de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). O encontro reúne 16 países das Américas do Sul e Central, além de Portugal e Espanha.

"A expectativa é que possamos, a partir de uma troca de experiências, conhecer as iniciativas que estão dando certo nesses países, para que de alguma forma elas possam incidir no processo que estamos começando aqui no Brasil", explicou Barreto.

Ele informou que recentemente o MMA concluiu uma capacitação com mais de 60 técnicos dos ministérios dos Transportes, Minas e Energia, Integração Nacional e Planejamento. "Uma questão central para o sucesso da AAE é que ela seja feita de maneira compartilhada. Que olhares de diversas áreas consigam incidir na elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica".

"Uma estrada pode ser indutora de um processo de desenvolvimento de uma determinada região do país. A avaliação Ambiental Estratégica parte do pressuposto de que antes de se ter uma estrada é necessário avaliar qual é o modelo de desenvolvimento ou quais são as potencialidades existentes naquela determinada região, para a partir dessa leitura, verificar o é que é mais indicado", explicou.

Outro ponto importante para que a uma AAE seja bem sucedida, segundo Fabrício Barreto, é a participação efetiva das comunidades locais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.