Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO PRENDE PRESIDENTE DE CÂMARA DE VEREADORES POR DESMATAR MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2006

Itabuna (28/08/06) – O Ibama desencadeou hoje (28) na Bahia a Operação Vinhático II, em parceria com Polícia Federal, Ministério Público e Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), com objetivo de prender grupo que devastava a Mata Atlântica, bioma do qual restam apenas 5% da configuração original. A operação, que até o momento prendeu em flagrante o presidente da Câmara de Vereadores de Camacan, Luiz Malta, abrange toda região sul da Bahia.

Malta é dono de diversas fazendas na região e sua prisão estava anunciada, uma vez que ele já tinha sido autuado na Operação Vinhático I, em maio. Na época, Malta disse, na presença de um Oficial de Justiça, que não pararia com o desmatamento. O dono da Esquadria São Gabriel, José Edson Batisti, também foi autuado pelo descumprimento de embargo da carvoaria. Se for caracterizado que a madeira usada para fazer carvão é de Mata Atlântica, ele será preso ainda hoje. As análises estão sendo realizadas.

Os fiscais continuam em campo vistoriando as serrarias e madeireiras das cidades de Camacan e Santa Luzia, localizadas a cerca de 550 quilômetros de Salvador. A equipe conta com 30 servidores do Ibama e policiais federais, além de caminhonetes com tração 4x4, descaracterizadas, montadas e equipadas. Além dos escritórios regionais do Ibama na região, o Ibama está dando suporte para o sucesso da operação. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, acompanha pessoalmente a operação.

Em maio de 2006, o Ibama realizou a Operação Vinhático I, que resultou na autuação de serrarias e madeireiras com diversas atividades ilícitas. Algumas delas são reincidentes no crime ambiental.
Verbena Fé

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.