Panorama
 
 
 

QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA CONQUISTA NOVOS MERCADOS PARA A BANANA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

29/08/2006 - Associação Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, vence pregão da prefeitura de Suzano, em São Paulo, e mostra que está organizada para comercializar seu principal produto sem atravessadores e, assim, garantir maior renda para a comunidade.

O Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo, vem fazendo história ao criar oportunidades comerciais e abrir novos mercados para escoar sua produção de banana nanica. Com o objetivo de melhorar a renda das famílias, por meio de uma distribuição orientada para públicos e instituições que ofereçam melhores condições de preços e prazos, a comunidade decidiu participar do Pregão de Hortifrutis da Secretária de Educação da Prefeitura de Suzano (SP).

No dia 3 de julho a Associação Quilombo de Ivaporunduva, acompanhada pelos técnicos do Instituto Socioambiental e assessorados pelo Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), participou pela primeira vez de uma disputa em licitações para fornecimento de frutas. E ganhou. Assim, a comunidade de Ivaporunduva, por meio de sua associação, entrou para o rol de fornecedores de frutas do município de Suzano, vencendo o pregão com a melhor proposta. As 4.840 caixas de banana nanica (aproximadamente 97 toneladas), que serão entregues durante os próximos quatro meses, têm como destino a merenda escolar das crianças de Suzano.

Participar de um pregão coloca à prova o grau de organização da comunidade, porque as exigências legais e documentais devem ser rigorosamente seguidas. A associação deve estar organizada para fazer frente às exigências de prazos de entrega, qualidade e quantidades mencionados no contrato, enfim, tudo o que é exigido para qualquer empresa que queira participar de processos licitatórios conforme determina a legislação. A participação da comunidade de Ivaporunduva só foi possível graças ao fato da prefeitura de Suzano ter aberto um processo de licitação que cria condições para as associações de pequenos produtores familiares poderem participar em situação de igualdade com fornecedores tradicionais.

Benefício nas duas pontas

A alternativa de comercialização da produção sem atravessadores possibilita que o lucro seja reinvestido pela associação local em estratégias de melhoria da produção, com um maior acompanhamento da qualidade da banana e com a prospecção de novas oportunidades de mercado. Parte dos recursos obtidos com a venda da banana são reinvestidos na manutenção da infra-estrutura da associação, garantindo sua continuidade.

A comunidade aposta na continuidade desta estratégia, pois a diversificação do mercado aumenta a possibilidade de fornecimento de banana e reduz as incertezas de fornecimento nos períodos de safra. A associação quilombola aprendeu que a conquista de novos mercados é fruto de muito trabalho e da participação e comprometimento dos produtores no planejamento de novas estratégias.

Ao assumir o compromisso de entregas semanais, os quilombolas precisam se organizar para cumprir algumas exigências de mercado como pontualidade e qualidade. Ganhando, como resultado, a confiança dos compradores e o aumento de sua auto-estima.

Produto com valor agregado

Atualmente, a produção da banana envolve todas as oitenta famílias da comunidade de Ivaporunduva, formada por remanescentes de escravos fugidos ou de ex-escravos. Dentre elas, vinte e oito famílias estão investindo na alternativa orgânica da fruta, agregando valor ambiental ao produto.

A Associação Quilombo de Ivaporunduva e o Instituto Socioambiental (ISA), firmaram parceria em 1999 para a implementação de ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os produtores de banana do quilombo enfrentavam um grande desafio para atingir a sustentabilidade econômica de sua atividade, inserir a banana em melhores mercados, em especial o de produtos orgânicos, valorizando os aspectos ambientais e culturais agregados e propiciando-lhes melhores rendimentos.

Com o apoio financeiro do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA-PPG7), do Ministério do Meio Ambiente e da Petrobras, a parceria também possibilitou que, nos últimos anos, diversos avanços ocorressem em Ivaporunduva para a melhoria das condições de trabalho dos quilombolas, como a aquisição da infra-estrutura necessária para o transporte da produção, organização do grupo de agricultores para a comercialização de forma conjunta e a certificação orgânica da banana produzida pelos quilombolas, realizada pelo Instituto Biodinâmico (IBD).
Karin Rettl e Marcos Gamberini.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.