Panorama
 
 
 

RELATÓRIO APONTA AS GRANDES AMEAÇAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMÉRICA LATINA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

29 Aug 2006 - Uma coalização de ONGs ambientais lança hoje, terça-feira, 29/08, o relatório Virou fumaça: impactos das mudanças climáticas na América Latina e no Caribe. A publicação é uma coletânea de casos concretos e mostra que as mudanças climáticas tornarão a vida das pessoas quase impossível em regiões onde as temperaturas normalmente são altíssimas ou baixíssimas. O estudo está sendo lançado simultaneamente na América do Sul e no Reino Unido.

“Os impactos das mudanças climáticas são percebidos em toda a América Latina, desde secas na Amazônia às inundações no Haiti; do derretimento das geleiras na Colômbia aos furacões, não somente na América Central, mas também no sul do Brasil”, afirma Denise Hamú, Secretária-Geral do WWF-Brasil.

As conseqüências das mudanças climáticas já podem ser sentidas principalmente por quem mora em regiões onde as temperaturas normalmente são muito altas ou muito baixas. Pesquisas recentes mostram que os padrões de temperatura e chuvas, antes previsíveis e regulares, estão mudando, tornando-se menos previsíveis e, freqüentemente, mais extremos. Isso se reflete também no número de furacões e tempestades tropicais registrados ultimamente. Só no ano passado, ocorreram no planeta 26 tempestades tropicais e 14 furacões, a mais ativa e destrutiva estação de furacões já documentada na história.

Em março de 2004, o Furacão Catarina surpreendeu a costa sul do Brasil e deixou 33 mil pessoas desabrigadas. As perdas econômicas para o país foram de cerca de R$ 1 bilhão. “Apesar da incerteza científica sobre o assunto, existe um consenso forte de que o aquecimento global, provavelmente, aumentará a intensidade dos furacões”, afirma Carolina Herrmann, da ONG Amigos da Terra.

As mudanças climáticas são causadas, principalmente pela emissão de gases causadores do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2). Segundo o relatório Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas, do Greenpeace, o Brasil hoje já é o quarto país responsável pelas emissões mundiais de todo o gás carbônico do planeta. “Isso acontece por causa das queimadas decorridas da conversão de florestas em pastos e lavouras, principalmente no caso da soja e da carne bovina, principais produtos de exportação do país”, afirma Carlos Ritll, do Greenpeace. “Por isso é importante estabelecer metas de contenção de desmatamento.”

Outra fonte importante de emissão é a geração de energia por meio de centrais movidas por combustíveis fósseis, muito utilizadas nos países desenvolvidos. No Brasil, atualmente, 75% da energia gerada vêm de hidrelétricas. Entretanto, com os recentes leilões nacionais de energia as termelétricas movidas a gás têm ganhado espaço. Se o Brasil optar por seguir o modelo energético das nações industrializadas, isso pode se tornar um problema para o clima mundial.

Por causa dessa problemática, o WWF-Brasil lança em setembro um estudo que apresenta alternativas limpas e eficientes para atender às demandas de energia do país até 2020. “Ao adotar uma ‘Agenda Elétrica Sustentável’, o país não só evitará enormes investimentos em infra-estrutura elétrica como também mostrará ao mundo que é possível crescer sem relacionar desenvolvimento às emissões de gases do efeito estufa”, revela Karen Suassuna, técnica em mudanças climáticas e energia do WWF-Brasil.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.