Panorama
 
 
 

REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DESTACA POTENCIAL DO ECOTURISMO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2006

31/08/2006 - O Ecoturismo e o Turismo de Aventura foram destaques na 14ª Reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT) e na entrevista coletiva do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, nesta quinta-feira (31), em Manaus (AM). A superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Flávia Grosso, também presente ao encontro, ressaltou a contribuição da autarquia para o desenvolvimento do turismo em toda a sua área de atuação.

A reunião do CNT começou com uma apresentação dos resultados alcançados pelo turismo no país e os efeitos em cada setor de negócios do trade. Entre as conquistas para o turismo na Amazônia e o ecoturismo nacional está a criação recente de 19 novos vôos internacionais para Manaus (7 de Caracas, 7 de Miami e 5 do Panamá). “Estamos negociando um novo vôo da TAP (empresa aérea portuguesa) para cá”, revelou o ministro.

O Proecotur, programa do governo para o desenvolvimento do turismo na região Norte, foi outro ponto citado pelo ministro como importante para a evolução do setor. “A demora em não apresentar resultados até aqui se deu em função da necessidade do Ministério do Meio Ambiente de fazer estudos de zoneamento ecológico e impacto ambiental, processo que levou três anos”, justificou Mares Guia.

Existem no Amazonas mais de 60 hotéis de selva, um grande hotel flutuante com 75 suítes. Números que, na avaliação do ministro, podem dobrar caso sejam superados os problemas de acesso aéreo (vôos) e de regulamentação e normatização de produtos e serviços. “Não vamos ter gente se aventurando por aqui sem que tenhamos guias de aventura bem preparados; equipes treinadas de resgate; e produtos e equipamentos dentro de normas internacionais de segurança”, alertou o ministro.

O representante da Suframa na reunião, coordenador geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC), José Alberto da Costa Machado, fez uma apresentação da atuação e impacto das ações da Suframa nas economias dos estados sob sua jurisdição e os investimentos feitos para o setor turístico em 2005/2006. No período foram gastos quase R$ 70 milhões em obras de infra-estrutura como orlas, pontes, portos e aeroportos, parques de exposição e um hotel escola.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.