Panorama
 
 
 

ADA APRESENTA ESTUDOS DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DA BR-163

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

05/09/2006 - Belém – As conclusões dos estudos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Rodovia BR-163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá (MT), coordenados pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), vinculada do Ministério da Integração Nacional, estão sendo apresentados nesta terça-feira (05/09) em Belém aos prefeitos e secretários de planejamento dos 19 municípios localizados na área de influência da rodovia. O diretor-geral da ADA, Djalma Bezerra, e o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Maurício Rodrigues, participam da apresentação dos estudos.

Os estudos foram realizados por sete instituições do governo federal e contêm um amplo diagnóstico nas áreas sócio-econômica, de biodiversidade, de geologia e recursos minerais, de geomorfologia, de recursos hídricos, de solos e aptidão agroflorestal e de uso da terra e da vegetação. O ZEE da BR 163 é indentifica as áreas apropriadas para o uso sustentável, como as áreas de proteção ambiental e as florestas nacionais, os assentamentos agrários, as áreas de consolidação, como a produção agropecuária intensiva, e as áreas de proteção integral, como os parques nacionais e as reservas biológicas. O documento subsidiará políticas de uso e ocupação do solo da região.

O ZEE da BR-163 abrange uma área de 318 mil Km². O governo federal já investiu R$ 4,75 milhões para ordenar a ocupação e promover o uso racional dos recursos naturais da área. Realizaram os estudos do ZEE a Embrapa, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Por conta desses estudos, a ADA e as instituições parceiras do projeto realizarão, até novembro, oito rodadas de discussões para recolher sugestões das comunidades locais. As rodadas serão realizadas, em datas a serem anunciadas, nos municípios-polo da região – Santarém, Altamira, Itaituba e Novo Progresso.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ADA

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.