Panorama
 
 
 

CADEIA PRODUTIVA DA BORRACHA NATURAL É CONTRA IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

08/09/2006 - A importação de pneus usados da Europa provoca uma perda de pelo menos cinco mil empregos no setor de borracha brasileiro. A estimativa é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Almeida Sampaio. Segundo ele, o órgão vai trabalhar para que a Câmara dos Deputados rejeite ou modifique o projeto aprovado pelo Senado permitindo que o Brasil importe pneus usados.

No ano passado, o País importou cerca de sete milhões de pneus usados da Europa, calcula Sampaio. Do total, um milhão foi remodelado e comercializado no mercado. Outros seis milhões foram vendidos diretamente como seminovos. Embora a importação seja proibida por meio de portaria do governo federal, os importadores obtêm liminares na Justiça autorizando o ingresso desse material no Brasil.

Lixo - “Não podemos continuar trazendo lixo da Europa”, diz Sampaio. A importação de pneus usados, enfatiza o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, provoca problemas ambientais e econômicos ao País. “Como os europeus não têm projeto de reciclagem de pneus usados, ficam entupindo o nosso território com aquilo que descartam.”

A entrada de pneus usados no Brasil é um desestímulo à produção nacional. Hoje, o mercado interno consome cerca de 45 milhões de pneus por ano. “A importação desse material prejudica a indústria brasileira de pneus”, ressalta Sampaio. “Além disso, é uma enganação ao consumidor”, acrescenta, explicando que o produto europeu é fabricado ser utilizado no clima frio, e não num país tropical.

Sampaio afirma que o setor quer a rejeição do projeto na Câmara. Se não for possível, os representantes dos produtores e da indústria trabalharão para que a proposta seja corrigida , permitindo apenas a remodelagem de pneus importados. Isso, avalia, é menos prejudicial ao País do que a importação, porque ainda possibilita o envolvimento de alguns elos da cadeia produtiva no processo de recondicionamento do material e acaba criando empregos.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.