Panorama
 
 
 

CODEVASF EMPREENDE AÇÕES PARA REVITALIZAR BAIXO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

05/09/2006 - Aracaju – Com investimentos de R$ 4,2 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, iniciou obras de contenção de erosão das margens do rio São Francisco nas áreas dos perímetros irrigados de Cotinguiba/Pindoba e de Betume, nos municípios de Propriá, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba. Essas ações integram o Programa de Revitalização do São Francisco e incluem também obras de contenção de diques e proteção vegetal nos locais erodidos.

No Perímetro Irrigado de Cotinguiba/Pindoba, as obras estão sendo realizadas em dois trechos: no setor Cotinguiba, com uma extensão de 1.400 metros, estão sendo executados o realinhamento e a recuperação do dique de proteção; e no setor Pindoba, com 700 metros de extensão, onde a erosão do dique era mais acentuada, comprometendo a integridade de suas estruturas de irrigação e de drenagem. No Perímetro Irrigado de Betume, as obras são executadas nas imediações do Povoado Serrão, no município de Ilha das Flores, numa extensão de 130 metros.

O superintendente da Codevasf, em Sergipe, Paulo Viana, informa que o Programa de Revitalização do São Francisco tem cinco linhas de ação: a gestão e o monitoramento, a agenda socioambiental, a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais, o saneamento ambiental e a economia sustentável.

No Perímetro Irrigado de Betume, a Codevasf construiu um viveiro para a produção anual de 50 mil mudas de espécies nativas e exóticas que serão utilizadas na recuperação das matas ciliares localizadas na margem do São Francisco. A Codevasf vem promovendo palestras e oficinas de educação ambiental em escolas e comunidades do Baixo São Francisco sergipano, transmitindo noções de educação ecológica e de preservação do meio-ambiente.

Para reduzir os impactos ambientais causados pelo desmatamento em áreas de proteção permanente, a Codevasf promoverá o reflorestamento de 100 hectares de mata ciliar em nove assentamentos da Reforma Agrária localizados nos municípios de Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo e Canindé do São Francisco, onde construirá quatro viveiros para a produção de 120 mil mudas de diversas espécies.

A Codevasvf implantou, ao custo de R$ 4 milhões, sistemas de abastecimento de água na área Sergipana do São Francisco, beneficiando 6.527 pessoas em 16 povoados dos municípios de Monte Alegre, Porto da Folha, Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Propriá.

Segundo o superintendente Paulo Viana, o ecoturismo e o turismo rural sustentável, que compõem uma das linhas do Programa de Revitalização do São Francisco, também têm recebido a atenção da Codevasf. Um grupo de trabalho interinstitucional, sob coordenação da Codevasf, elabora um plano de ação para o desenvolvimento do turismo sustentável do Baixo São Francisco, já tendo sido realizados um seminário e um curso sobre gestão de turismo sustentável dos quais participaram, inclusive, empreendedores interessados em fazer investimentos na área. Um diagnóstico sócio-ambiental dos atrativos naturais do Baixo São Francisco (Foz e Região Xingó) já foi elaborado.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.