Panorama
 
 
 

CONTRARIANDO A OPINIÃO PÚBLICA, PRESIDENTE DA ELETROBRÁS DIZ QUE ANGRA 3 DEVE SER CONSTRUÍDA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2006

01-09-2006 - São Paulo - Apesar de não ter sido incluída no programa de governo de um possível segundo mandato de Lula e contrariando a opinião pública, o presidente da Eletrobrás, Aloisio Vasconcelos, afirmou ontem que o governo federal continuará desperdiçando recursos na aventura nuclear brasileira. De acordo com ele, a usina nuclear Angra 3 deverá ser construída e conta com o apoio de nove de 11 ministros ligados ao assunto.

Essa declaração mostra que o governo ainda considera a possibilidade construir Angra 3, apesar de todas as evidências fornecidas pelas outras duas usinas nucleares, Angra 1 e 2, de que a energia nuclear é cara, suja, perigosa e ultrapassada. Mais de 82% da população brasileira se opõe à construção de novas usinas nucleares no País.

Segundo Vasconcelos, a decisão sobre a construção de Angra 3 pode sair a qualquer momento entre 1º de outubro e 31 de dezembro, após as eleições. “Se isso acontecer, seria um total desrespeito ao eleitor brasileiro, já que o candidato Lula não colocou a construção de Angra 3 em seu programa de governo, justamente por saber que a energia nuclear tem oposição da maioria dos brasileiros”, afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace Brasil.

Além disso, o próprio governo admite que essa obra representaria um gasto de dinheiro público de pelo menos mais R$ 7 bilhões. “Declarações como essa mostram a total falta de compromisso do governo brasileiro com o desenvolvimento de uma matriz energética limpa, segura e sustentável”, afirmou Leonardi.

O País deve parar imediatamente a aventura nuclear, utilizando o seu imenso potencial para as fontes renováveis (como a eólica, a solar e a biomassa), que são limpas e seguras, juntamente com eficiência energética.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.