Panorama
 
 
 

EXPEDIÇÃO PELO RIO RIBEIRA CONTRA BARRAGEM DE TIJUCO ALTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2006

01/09/2006 - O evento, que vai até o dia 7 de setembro, percorrerá o rio Ribeira de Iguape desde a região de suas nascentes até sua foz e é parte da campanha contra a construção de usinas hidrelétricas na região.

Começa amanhã no Alto Vale do Ribeira uma expedição contra a construção da hidrelétrica de Tijuco Alto, na divisa entre São Paulo e Paraná, e pela conclusão das obras do Valo Grande, em Iguape (SP). A expedição é parte da Campanha Contra Barragens no rio Ribeira de Iguape. A campanha está sendo levada adiante por diversas organizações e movimentos sociais, atuantes no Vale do Ribeira, tanto no estado de São Paulo como no do Paraná, que não querem ver o rico patrimônio socioambiental da região destruído com a construção das barragens.

A usina de Tijuco Alto, proposta pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa do Grupo Votorantin, seria instalada na divisa dos estados de São Paulo e Paraná. No Vale do Ribeira, sobrevivem comunidades quilombolas, caiçaras, índios Guarani e pescadores tradicionais. Lá está a maior área contínua de remanescentes de Mata Atlântica do País, com formações florestais, restingas, manguezais e um dos maiores complexos de cavernas do Brasil. Parte da região é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

A viagem-protesto começa em Cerro Azul, no Paraná, passa pelas regiões ameaçadas, encontra comunidades de quilombolas, margeia alguns dos mais ricos remanescentes de Mata Atlântica, suas ilustres cavernas e segue até Iguape (SP), onde está a foz do rio.

Junto com o Grito dos Excluídos, promovido pela Igreja Católica, representantes do Movimento dos Ameaçados por Barragens (MOAB), e de ONGs e associações que atuam na região, farão uma passeata da Praça da Basílica de Iguape até o Valo Grande, outro símbolo da luta pela proteção do Ribeira.

O Valo Grande é um canal artificial construído em 1848 com o objetivo de encurtar caminho ligando o Rio Ribeira de Iguape ao Mar de Dentro. Ao longo do tempo, a largura deste canal tem aumentado e provocado assoreamento e poluição em todo esse delicado ecossistema do Complexo Estuarino Lagunar, bem como desmoronamentos como o ocorrido no início deste ano, que acarretou na destruição de algumas casas. Participe do evento e saiba mais sobre a campanha aqui.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.