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de Setembro de 2006 - Raquel Mariano - da
Agência Brasil - Brasília - O
artesanato, a produção de borracha,
a pesca e outras atividades da Amazônia
Legal vão ganhar novo impulso com a
pavimentação da BR–163, que
liga Cuiabá (MT) a Santarém
(PA), cortando toda a região.
Para estimular a discussão
do tema pela sociedade brasileira, o Grupo
de Trabalho Amazônico, formado por organizações
não-governamentais e movimentos sociais,
lançou nessa terça-feira (5)
o Projeto de Fortalecimento da Participação
Social no Processo de Asfaltamento da BR-163.
O grupo quer garantir a participação
no projeto de todos os envolvidos, como madeireiros,
produtores rurais, comunidades indígenas
e quilombolas.
O projeto tem como metas
o desenvolvimento sustentável da Amazônia
e a redução nos impactos ambientais
e sociais produzidos pelo asfaltamento. Segundo
a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva,
esta é a primeira vez que se constrói
uma estrada com planejamento socioambiental.
Ela afirmou que “só no ano passado,
caiu o desmatamento da região em 91%”.
A BR-163 está em
um dos pontos da Amazônia com maior
diversidade cultural e biológica. Quase
2 milhões de pessoas vivem próximo
à estrada, que tem 1.756 quilômetros
de extensão. Até agora, foram
pavimentados 800 quilômetros.
A rodovia começou
a ser construída em 1972, no período
da ditadura militar, para integrar a Amazônia
ao território brasileiro. A estrada
tinha como objetivo promover a expansão
da agropecuária em Mato Grosso e povoar
a Amazônia. Com o corte nos subsídios
na década de 80, as obras de pavimentação
do trecho paraense ficaram paradas e muitas
famílias abandonaram a área.
No Dia Internacional do
Meio Ambiente, 5 de junho, o governo lançou
um pacote de medidas ambientais para a área.
O Plano BR-163 Sustentável deverá
custar em torno de R$ 1,1 bilhão. A
conclusão das obras de asfaltamento
está prevista para daqui a três
anos.
Projeto quer estimular
discussão sobre pavimentação
da BR-163
5 de Setembro de 2006 -
Agência Brasil - Brasília - O
Projeto de Fortalecimento da Participação
Social no Processo de Asfaltamento da BR-163
(Proflor) será lançado hoje
(5), às 15 horas, pela ministra do
Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília.
O projeto, do Grupo de Trabalho Amazônico
(Rede GTA), tem o objetivo de estimular a
discussão sobre a pavimentação
da rodovia, que liga Cuiabá (MT) a
Santarém (PA).
O Bird financia o projeto
por meio do Fundo Fiduciário de Florestas
Tropicais do Programa Piloto para a Proteção
das Florestas Tropicais do Brasil, coordenado
pelo Ministério do Meio Ambiente.
Lançado pelo governo
no Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de
junho, o Plano BR-163 Sustentável visa
a reduzir os impactos ambientais e sociais
provocados pelo asfaltamento da rodovia federal.
A conclusão das obras de asfaltamento
deverá custar em torno de R$ 1,1 bilhão.